Cartórios eleitorais do Litoral Norte realizam “Plantão da Biometria” neste sábado



Postado em: 08/08/2019


Os cartórios eleitorais do Litoral Norte promovem neste sábado (10), das 8 às 13 horas, o Plantão da Biometria. A ação visa estimular o comparecimento do eleitor e incrementar o cadastramento da biometria.

A biometria consiste na coleta de impressões digitais, foto e assinatura. É um procedimento simples e rápido, que dura em torno de 15 minutos. Os eleitores serão atendidos das 8h às 13h, mediante agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br).

Este será o quinto plantão do ano, ocorrendo sempre uma vez por mês aos sábados, no intuito de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h).

Nas últimas ações, o índice de comparecimento do eleitor tem crescido significativamente: em 13 de julho, foram registrados 44.281 atendimentos, representando um crescimento de 10,6% em relação ao anterior, em junho, que atingiu a marca de 40.038. O primeiro plantão, em abril, totalizou 29.540 documentos emitidos e o segundo, em maio, 29.264.

Com esses números, a campanha da divulgação da biometria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) se fortaleceu. Dos 32,9 milhões de eleitores no Estado, 18,3 milhões já fizeram o cadastramento, o equivalente a 55%.

Em 479 municípios paulistas, a biometria é obrigatória, inclusive nas quatro cidades do Litoral Norte.

São Sebastião

A população eleitoral com biometria em São Sebastião já ultrapassa a marca dos 54%, o que corresponde a pouco mais de 33.500 eleitores. O número é considerado baixo, já que o prazo termina em 19 de dezembro e ainda faltam mais de 27.500 eleitores para responderem ao chamamento eleitoral.  Seguem as informações por região no município:

Costa Norte:

Centro:

Costa Sul:

Ilhabela

Em Ilhabela, a adesão é ainda menor, já que apenas 43% do eleitorado já fez o registro biométrico, faltando assim mais de 14 mil eleitores para comparecimento ao posto eleitoral.

Novidades

Para melhorar o acesso dos munícipes que procuram o serviço eleitoral nestas duas cidades pertencentes a 132ª Zona Eleitoral, estão sendo criadas alternativas que visam disponibilizar o serviço eleitoral ao eleitor:

Em São Sebastião, além do plantão padrão, outros estão sendo planejados para este mês nos bairros de Paúba e Topolândia. Inclusive será fornecido ao eleitor de Paúba a possibilidade de escolher a sua seção eleitoral no próprio bairro (na Associação do Moradores de Paúba).

Em Ilhabela já está funcionando outro ponto de atendimento eleitoral. É na Biblioteca da Praia Grande, na avenida Riachuelo, 6323 (com funcionamento das 9h as 15h de segunda a sexta).

Endereços

São Sebastião (tel: 3892 1706):

Cartório Eleitoral – Pç Prof Antonio Argino, 120 – Centro

Boiçucanga – Av. Walkir Vergani, - sl 06 - Boiçucanga

Costa Norte – Supermercado Dia - Av. Odisseu, 542 – Canto do Mar (Não participará do plantão de sábado)

Ilhabela (tel: 3895 7482):

Posto Eleitoral de Ilhabela – R. Luiz Ameixeiro, 185 – Perequê

Posto Itinerante da Praia Grande – Av. Riachuelo, 6323 – Praia Grande (Não participará do plantão de sábado)

Demais cidades

Confira os endereços dos cartórios eleitorais das demais cidades do Litoral Norte:

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba - Avenida Brasil, 775 – Sumaré – 3882-1398

Cartório Eleitoral de Ubatuba - Praça 13 de Maio, 238 – Centro – 3833-6770

 



Últimas Notícias