Divulgação/Concessionária Tamoios

Com dois túneis totalmente escavados, obra de duplicação da Tamoios tem 62% de avanço



Postado em: 02/08/2019


A Concessionária Tamoios informou que 62% da obra de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios já está concluída e pode ser vista pelos usuários que trafegam pelo atual traçado. A futura pista de subida já está com dois túneis totalmente escavados.

Dentro do núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar acontece a maior obra viária do Brasil. O verde da vegetação ressalta a construção de cerca de 20 km de túneis e viadutos da nova pista.

A obra acumula inúmeros desafios, entre eles a preservação da reserva de Mata Atlântica da região. Engenharia e tecnologia são as respostas para essa construção, que resultará em uma viagem mais segura e confortável para os mais de 25 milhões de usuários que passam pela rodovia durante o ano.

Dos quatro túneis do projeto, dois já estão totalmente escavados, sendo um deles com 3,6 km de extensão. Do total dos 12 km de extensão dos túneis, 7 km estão perfurados. O maior túnel do Brasil, com 5,5 km de extensão também está na Tamoios e conta com cerca de 1,5 km já perfurado.

A obra, que teve início em dezembro de 2015, carrega títulos. Além de arquitetar o maior túnel brasileiro, a equipe também trabalha na maior Cortina Atirantada do país. Com uma altura de 30 metros, o equivalente a um prédio de 13 andares, a cortina é um muro de concreto no qual são colocados cerca de 1.400 tirantes horizontais com 34 metros de profundidade, criando um muro mais estável e prevenindo deslizamentos, já que cada tirante está tracionado em 120 toneladas.

A preservação da Mata Atlântica é mais um ponto da união de tecnologia e da engenharia. O Cable Crane, utilizado pela primeira vez em terras brasileiras, foi a solução de preservação do equivalente a cinco campos de futebol de mata. O teleférico é a ferramenta para construir o viaduto de 300 metros de extensão que ligará dois túneis. Viadutos já cruzam a pista atual e é possível ver a nova pista tomando forma.

Além do olhar técnico dos mais de 2.700 empregados da obra, o desenvolvimento da construção também é acompanhado pelo olhar atento das autoridades. Os deputados estaduais Letícia Aguiar e Sergio Victor estiveram nas obras para esclarecer dúvidas e acompanhar o avanço dos trabalhos. O Diretor Geral da ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo e membros do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura também visitaram a duplicação.

A Concessionária Tamoios ressalta que a preservação ambiental é uma das prioridades.Por isso, foi feito o plantio de 450 mil mudas de árvores em pontos estratégicos de nascentes da região, permite a conexão de pontos fragmentados da Mata Atlântica, criando um corredor ecológico e restaurando a floresta.



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