Divulgação/PMSS

Prefeitura de São Sebastião promove audiência pública sobre iluminação pública com tecnologia de cidade inteligente



Postado em: 17/07/2019


A Prefeitura de São Sebastião realizou terça-feira (16) consulta e audiência pública sobre a iluminação pública no município. Foi debatida, por meio de estudos e análises apresentados, a Parceria Público-Privada (PPP) para modernização, otimização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura do parque de iluminação pública, com aplicação de tecnologias de cidade inteligente (smart city).

O representante do consórcio Urbeluz Fortnort, engenheiro eletricista José Antônio Gimenez, apresentou um diagnóstico do sistema atual de São Sebastião. Entre os problemas verificados, estão cadastro inconsistente, alto número de luminárias, danificadas, obsoletas, ineficazes, e elevado número de lâmpadas apagadas à noite.

Gimenez explicou que com a aplicação de tecnologias de cidade inteligente (smart city), haverá redução dos custos de energia, melhora na segurança pública, além de inovação tecnologicamente, com luminárias de LED, que possuem durabilidade cinco vezes maior, em relação às lâmpadas de descarga existentes atualmente. 

O engenheiro explanou ainda que a troca de todo o sistema atual ocorreria em três anos, envolvendo 12.262 luminárias, mais atendimento de demanda reprimida de 527 pontos, no primeiro ano, ou seja, redução de 60,02% de consumo de energia. 

A Prefeitura informa que o trâmite segue na modalidade concorrência pública, para a seleção de proposta mais vantajosa para a cidade, e contratação de concessão administrativa para serviços supracitados e após está primeira audiência, se necessário for, atualização de novos estudos para posteriormente licitação do serviço.

A Consulta Pública está disponível no site da Prefeitura Municipal de São Sebastião até o dia 31. O envio de contribuições para o edital de licitação, como a minuta de contrato e seus anexos deverá ser feito pelo e-mail iluminacaopublica@saosebastiao.sp.gov.br.

O que é PPP

A Parceria Público-Privada (PPP) é um contrato de prestação de obras ou serviços, com duração mínima de 5 e no máximo 35 anos, firmado entre empresa privada e o governo federal, estadual ou municipal. Difere ainda da lei de concessão comum pela forma de remuneração do parceiro privado.



Últimas Notícias