Divulgação

Marinha investiga ocorrências de naufrágio de escuna e lancha à deriva no Litoral Norte



Postado em: 00/00/0000


Dois acidentes ocorridos com embarcações no final de semana no Litoral Norte estão sendo investigadas pela Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião. Uma escuna com 26 pessoas naufragou nas proximidades da Praia da Fome, em Ilhabela e uma lancha ficou à deriva na Ilha da Vitória, em Ubatuba.

 

Por meio de nota, a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, informou que tomou conhecimento, na madrugada de domingo (13), do acidente com uma escuna nas proximidades da Praia da Fome, em Ilhabela. Imediatamente, equipes da Marinha se dirigiram para o local.

A embarcação de nome “Donguinho” naufragou após colidir com algumas pedras. Todos os tripulantes e passageiros conseguiram se salvar nadando até a praia. O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba realizou o resgate das pessoas até o continente.

O outro caso ocorreu na noite de domingo, quando a lancha “Kalumar”, com sete pessoas, ficou à deriva e entrando água nas proximidades da Ilha da Vitória, em Ubatuba.

O resgate foi feito por volta das 23 horas pelo barco pesqueiro “Comandante Antunes” fez o reboque da embarcação e os ocupantes foram levados pelo Corpo de Bombeiros até a Praia de Tabatinga.

Providências

Nos dois casos, de acordo com o delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, capitão de fragata Marcelo Sá, serão instaurados Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFNs), com o propósito de esclarecer as circunstâncias dos acidentes. O prazo de conclusão é de 90 dias e serão verificadas as condições em que se encontravam as embarcações, quanto às habilitações da tripulação, aos documentos e às condições materiais da embarcação, inclusive de salvatagem.

“Ressaltamos a importância de se cumprir as Normas da Autoridade Marítima, a fim de salvaguardar as vidas humanas e de garantir uma navegação segura, incrementando, desta forma, uma mentalidade de segurança aos profissionais de navegação e usuários que utilizam este meio de transporte”, afirmou o delegado da Capitania.



Últimas Notícias