Profissionais da Secretaria de Educação de Ilhabela recebem capacitação em primeiros socorros



Postado em: 31/05/2019


Em parceria com a Secretaria de Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria de Educação de Ilhabela realiza a capacitação de seus profissionais com a formação “Suporte básico à vida – Primeiros Socorros”. Na última quarta-feira (31/5), o curso foi realizado no salão da Biblioteca e Videoteca Municipal de Ilhabela “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha, envolvendo professores do 5º ano e Auxiliares de Primeira Infância (API’s) das escolas de educação infantil e de ensino fundamental I da rede municipal.

Os primeiros socorros são a atenção imediata a uma pessoa cujo estado físico põe em perigo a sua vida e tem, por objetivo, manter suas funções vitais e evitar o agravamento das lesões até se obter a assistência necessária. Para a professora Kelly Tirado de Carvalho, que participou da formação desta quarta-feira, o dia foi de grande valia para todos os profissionais que trabalham diariamente com crianças, sujeitas a vários tipos de situação. “Aprendi muitos procedimentos importantes hoje e sinto-me segura em realizá-los se necessário for. Como mãe e educadora, agradeço o conhecimento compartilhado”, disse a professora.

O curso, com duração de 8h, foi ministrado por Fábio Luiz Silva, enfermeiro e coordenador do Samu de Ilhabela, e teve como objetivo ampliar conhecimentos e proporcionar atendimento de qualidade nas situações emergenciais. Propondo de forma dinâmica a integração entre as partes teórica e prática, o encontro envolve tópicos, como o engasgo, convulsão, queimadura, controle de hemorragia e identificação do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Essa formação iniciou-se em 2017 com diretores, coordenadores, professores, API’s e monitores da rede municipal. Este ano, com a parceria da Saúde e do Samu, a Secretaria de Educação está dando continuidade nessa capacitação, atendendo a equipe do ensino fundamental I e funcionários do infantil. “No segundo semestre vamos dar início ao fundamental II”, afirmou a diretora pedagógica da educação infantil, Maria Terezinha Dias Souza.

A capacitação “Suporte básico à vida – Primeiros Socorros”, atende à lei municipal nº 1276/2018 (Lei Lucas Begalli Zamora) e lei nº 1343/2018, que estabelecem diretrizes para a inclusão da capacitação em noções básicas de primeiros socorros para os funcionários da rede municipal de ensino e para os profissionais das escolas esportivas do município, de autoria do vereador Anísio Oliveira.

O texto recebe o nome de Lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de dez anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na cidade de Campinas (SP). Desde então, Alessandra Zamora, mãe do menino, iniciou um movimento pela obrigatoriedade de as escolas oferecerem cursos de primeiros socorros aos funcionários.



Últimas Notícias