Marcos Paixão/CMSS

Marcos Tenório quer saber quem são os moradores que vivem nas ruas e praças de São Sebastião



Postado em: 12/09/2015


Horizonte, 53 anos, é fluente na língua inglesa, tem uma família estruturada e se dá muito bem com os seus irmãos.  Ele seria um homem com uma vida bem normal, exceto se não tivesse escolhido morar nas ruas junto com os seus cachorros. Este, como outros moradores de rua, é a preocupação do vereador Marcos Tenório.

Ele chegou a reunir em torno de si mais de 20 cães e para alimentá-los conta com a ajuda dos restaurantes da cidade.  O que aconteceu para Horizonte decidir trocar um lar convencional pelas ruas?

Essa é uma longa história que envolve amor platônico, coração partido e um romance bandido. Mas, como Horizonte diz: Só tem um motivo para estar nas ruas: os cachorros.

Ele não nega que faz uso de drogas. "O que é droga? O que é vendido ilegalmente ou o que o governo vende? O que mais são o álcool e o cigarro. Também não conheço alguém que não faça uso de alguma droga, nem que seja excesso de comida", diz.  

Horizonte hoje é um ativo participante do Facebook, com 1,1 mil seguidores, e é conhecido no meio digital como um rebelde.  "Os cachorros são de Deus, eu só cuido e escuto as reclamações", afirma.

Respostas 

 Em busca de uma resposta sobre quem são os moradores que vivem nas ruas de São Sebastião, o vereador Marcos Tenório apresentou na sessão de Câmara da última terça-feira, dia 08, um requerimento onde questiona se a Prefeitura possui uma equipe multidisciplinar para fazer esse levantamento e algum tipo de assistência às pessoas.

Essa questão foi um dos temas abordados, há dois anos, em uma reunião com os proprietários de comércios no centro da cidade. Ao responder a uma consulta pública, mais da maioria concordou com essa iniciativa que visa também ajudar os moradores de rua a superar os vícios em álcool e drogas e reduzir os riscos de Gravidez, DST e Aids.

O resultado desta pesquisa foi entregue em mãos para a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH), Roseli Trevisan Primazzi. Com o requerimento, o parlamentar questiona saber qual medida foi tomada, desde a reunião, para atender as expectativas dos comerciantes e moradores da região.

"Estamos preocupados. É deprimente ver as condições dos moradores de rua em frente ao antigo cinema e na praça do coreto", disse.

Tenório lembrou que no passado existia um morador de rua chamado Timóteo, freqüentador da Câmara, onde com freqüência era recebido com brincadeira pelos funcionários e vereadores. Até que um dia recebeu uma pedrada e ficou cego de um olho.

"O Timóteo era querido por todos e se tornou um personagem da cidade, mas é preciso considerar que nem todos os moradores de rua são inofensivos, existem aqueles com passagens na polícia por crimes graves", afirma.

De acordo com o parlamentar, com a equipe multidisciplinar circulando pelas ruas da cidade será possível ter um levantamento sobre o número de pessoas que vivem nas ruas e quem são elas. "Existem moradores de rua que intimidam as pessoas e não respeitam os locais públicos. Não está certo as pessoas deixarem de freqüentar as praças por medo de serem abordadas de forma agressiva. Nem todos são como o Horizonte, infelizmente", conclui.



Últimas Notícias