Ronald Kraag

Gracinha Ferreira toma posse como prefeita de Ilhabela



Postado em: 22/05/2019


Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, tomou posse como prefeita de Ilhabela na noite desta terça-feira (21), em sessão extraordinária, na Câmara Municipal. Ela já vinha conduzindo o andamento dos trabalhos no município desde a última terça-feira (14), quando o então prefeito Márcio Tenório foi afastado do cargo a pedido da Polícia Federal na “Operação Prelúdio II”. Na quinta-feira (23), houve a aprovação da cassação na Câmara devido a possíveis irregularidades na contratação do evento Paço do Samba.

Em seu discurso, a nova prefeita de Ilhabela afirmou que é o sonho de qualquer pessoa pública galgar desafios, “mas não é a forma como esperava chegar ao cargo de prefeita. Não me furtarei aos desafios impostos. Estou pronta e preparada para levar à frente os compromissos assumidos em palanque pela nossa chapa”.

Gracinha afirmou que não é justo fechar os olhos para os avanços, como UTI, Centro de Referência da Mulher e valorização dos servidores. “São alguns dos compromissos assumidos pelo prefeito Márcio Tenório e por mim e por mim que foram cumpridos. Temos um plano de governo com 44% de aprovação das urnas que precisa ter continuidade. Ilhabela não merece o quanto pior melhor”.

Ela disse que sabe ouvir e ponderar e que “embora muitos possam pensar o contrário, estou pronta e preparada para levar adiante todos os compromissos assumidos no palanque”. Gracinha fez dois pedidos à Câmara: a aprovação da reforma administrativa para estruturação do quadro de funcionários da Prefeitura e que os poderes unam forças em prol dos moradores.

Antes de encerrar sua fala, Gracinha declarou, ainda, seu patrimônio financeiro, a fim de evitar supostas especulações.

Os representantes do Legislativo comprometeram-se em colaborar com o andamento dos trabalhos na cidade e colaborar com os projetos à população.

O vice-prefeito de São Sebastião, Amilton Pacheco, os padres Alessandro Coelho e Mateus Martins, além de diversos líderes da sociedade civil organizada, também estiveram presentes na cerimônia.

Perfil

Gracinha é natural de Uruçuca (BA), chegou ao arquipélago com 14 anos e, desde então, demonstrou interesse no bem-estar dos que estavam ao seu redor.

Passou por diversos empregos; atuou como doméstica e recepcionista. Mas, foi na causa social que se encontrou: participou da fundação da Pastoral da Criança no município, no início dos anos 90, projeto em que atua ainda hoje. Em 1996, objetivando contribuir, ainda mais, com sua comunidade, o Morro dos Mineiros, Gracinha entrou na política e foi eleita vereadora e reeleita em 2000.

Depois de algum tempo afastada da vida política, retornou ao Legislativo, sendo eleita presidenta da Câmara de Ilhabela.

Formou-se aos 46 anos no ensino médio e gradou-se em Gestão Pública. É casada, mãe de três filhas e avó de oito netos.



Últimas Notícias