Prefeitura retira 15 mil litros de água na área do deslizamento no Piúva: acesso ao sul da Ilha segue bloqueado



Postado em: 21/05/2019


A Prefeitura de Ilhabela realizou, na manhã desta terça-feira (21/5), na SP 131 (Perimetral Sul), no bairro do Piúva, o trabalho de sucção com caminhão hidrovácuo, retirando em torno de 15 mil litros de água do local onde ocorreu o grande desmoronamento do último sábado (18/5), que bloqueia o acesso à região sul. O trabalho de retirada da barreira ainda não pôde ser iniciado, já que há risco de novos deslizamentos.

Segundo a prefeitura, esse grande volume de água estava acumulado na pista, pressionando muro de residência que se encontra interditada. Com a realização do serviço foi possível aliviar a pressão existente entre o montante de terra e o muro.

Em relação ao trabalho de monitoramento geotécnico, sondas estão sendo instaladas no local para o processamento da área afetada, que permitirá apresentação de diagnóstico real da estabilidade do solo. A expectativa é que essa primeira sondagem seja concluída nas próximas 24h. E a partir desse monitoramento, a prefeitura terá subsídios e o mínimo de segurança para iniciar os trabalhos de desobstrução da pista, com medidas cautelares.

Hoje, a rodovia segue interditada, uma vez que a área está muito instável, com solo encharcado e vertendo água, além da existência de blocos rochosos fragmentados, com risco de se deslocarem. A Prefeitura reitera que continuará disponibilizando transporte marítimo aos moradores que necessitam seguir para a região central do município ou ao sentido Sul, com mudança de rota.

A partir desta terça-feira (21), cinco embarcações e mais uma escuna farão o embarque e desembarque no píer do Portinho e no atracadouro da balsa, na Barra Velha. De acordo com a prefeitura, a mudança foi realizada pensando no bem-estar dos munícipes, uma vez que na proximidade da balsa, dispõe de melhor estrutura para atender a população, como ponto de ônibus coberto, banheiro público, além de se tratar do terminal do transporte público. As embarcações funcionam das 5h até 2h da manhã, sendo que durante a madrugada dois barcos permanecem de plantão para atender o transporte em casos de Urgência e Emergência.

As creches e unidades escolares do ensino infantil da rede municipal, localizadas no Sul da ilha, funcionarão em regime de plantão, também a partir desta terça-feira (21), sem transporte escolar. As unidades que funcionarão em regime de plantão são E.M. Prefeita Nilce Signorini; E.M. Maria Aparecida e E.M. Natã Ugo. Já as escolas da rede municipal do Fundamental I e II, permanecem com as aulas suspensas nesta terça-feira (21). São elas, E.M. Professora Maria Thereza; E.M. Sebastião Leite; E.M. Professora Dercy Andrade e E.M. Professora Anna Leite Julião.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sul da ilha segue aberta, em plantão de 24h, para atender a população em casos de Urgência e Emergência.

Desalojados

Hoje, sete residências na área do desmoronamento seguem interditadas. No entanto, a cidade não possui desabrigados; as nove famílias que precisaram sair de suas casas estão alocados em residências de familiares e amigos.



Últimas Notícias