PMI

Após vistoria do IG e da Defesa Civil, SP-131 no sul da Ilha segue interditada; lanchas fazem transporte de moradores



Postado em: 20/05/2019


A Prefeitura de Ilhabela informou, na noite de domingo (19/5), que após vistoria realizada pelos técnicos do Instituto Geológico do Estado de São Paulo – IG, juntamente com a Defesa Civil Estadual e do município, a Rodovia SP-131 continuará interditada. Segundo os técnicos do IG, a área onde ocorreu o grande desmoronamento, no bairro do Piúva, bloqueando o acesso à região sul da ilha, está totalmente instável. O solo permanece vertendo água, além da existirem blocos rochosos fragmentados, com risco de se deslocamento. É necessário aguardar a área se estabilizar.

Por essas razões, as equipes da prefeitura continuam impedidas de iniciar os trabalhos de desobstrução da pista, que deverá acontecer no mínimo em 48h, caso não chova. Os órgãos responsáveis continuarão realizando o monitoramento constante da área, com novas avaliações nos próximos dias.
 

Transporte marítimo

A Prefeitura de Ilhabela reitera que continuará disponibilizando transporte marítimo aos moradores que necessitam seguir para a região central do município ou ao sentido sul. Quatro lanchas fazem o transporte, com embarque e desembarque nos píeres do Perequê e Portinho. As embarcações funcionam no sistema bate e volta até às 20h e a cada 30 minutos até às 2h, com retorno do serviço às 5h30, voltando para o sistema bate e volta.

Ainda segundo a prefeitura, as embarcações ficarão de plantão durante a noite toda para atender o transporte em casos de urgência e emergência. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sul da ilha segue aberta, em plantão de 24h, para atender a população em casos de Urgência e Emergência

O deslizamento

O deslizamento da encosta ocorreu no sábado (18/5) no bairro Piúva, no qual duas casas desabaram. Ninguém ficou ferido. Desde então, o acesso por terra à região sul de Ilhabela encontra-se interditado. 

Também por queda de árvores e barreiras, a Estrada dos Castelhanos encontra-se fechada. A prefeita Maria das Graças Ferreira - Gracinha acionou a Defesa Civil do Estado e o Instituto Geológico (IG).

De acordo com a Defesa Civil, o acumulado pluviométrico chega a 309,7 milímetros. A cidade está em estado de alerta. 



Últimas Notícias