PMC

Caraguá promove palestras sobre "Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes" a partir de quinta



Postado em: 13/05/2019


A Prefeitura de Caraguatatuba e o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv) promovem de 16 a 18 de maio ações integradas para mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio. O objetivo das atividades é convocar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em Caraguatatuba.

A programação inicia na quinta-feira (16/5), às 16h, com a palestra “Conscientização e Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente”, promovida aos alunos da educação estadual, no Teatro Mario Covas. No mesmo dia, às 20h, a mesma palestra, mas com uma abordagem diferente, será aberta ao público adulto. A entrada é gratuita.

As palestras serão ministradas pela psicanalista Julia Barany, fundadora do Superasas, grupo de trabalho cujo objetivo é divulgar informação sobre abuso praticado por pessoas que estão na comunidade, atender as vítimas e treinar profissionais que lidam com as vítimas.

Na sexta-feira (17), das 8h às 12h, no CIDE Perequê-Mirim EMEF Prof. Euclydes Ferreira, será realizado o 1º Fórum Municipal “Eu e o ECA”, em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias municipais. O encontro é aberto ao público e será norteado com palestras do Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, psicanalista Julia Barany e uma apresentação do rapper Mano Azul.

Para encerrar a programação, no sábado (18), das 8h30 às 12h, na Praça Cândido Mota, o Comviv, em parceria com a Paróquia Santo Antônio e a Pastoral da Criança, realizam atividades com o tema "Zero Violência, 100% Ternura". Das 20h às 22h, na Praça do Caiçara (atrás do Museu) haverá shows musicais com Menorah Music, Célia Santos & Banda, e o rapper Mano Azul, além de uma apresentação teatral do grupo de teatro Avivah Jovens da Igreja Batista Novo Tempo e sorteio de brindes.

Atendimento

Em Caraguatatuba, na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga. Além disso, o Comviv tem como objetivo levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.

É formado por 23 membros, representantes das Secretarias de Saúde, Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.

Denúncia

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Serviço:

Dia 16 – 16h, palestra para alunos / 20h, palestra para adultos

Local: Teatro Mario Covas - Av. Goiás, 187 – Indaiá

Dia 17 – 8h às 12h, 1º Fórum Municipal “Eu e o Eca”

Local: Cide Pereque Mirim - R. José Geraldo da Silva Filho, 165

Dia 18 – 8h30 às 12h – atividades Praça Cândido Mota (Praça do Coreto)

20h às 22h – shows musicais Praça do Caiçara – museu

(R. Dr. Paul Harris, 1107 – Centro)



Últimas Notícias