Cartórios eleitorais do Litoral Norte terão plantão da biometria neste sábado



Postado em: 09/05/2019


No próximo sábado (11/5), os cartórios da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo funcionarão em regime de plantão, com atendimento das 8h às 13h. O eleitor deve fazer agendamento na internet ou por telefones.

A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados. O plantão só não ocorrerá nas 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído. Por sua vez, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local.

Entre os participantes da ação, estão os 478 municípios em fase de biometria obrigatória. Estes reúnem quase 11,8 milhões de eleitores, dos quais somente 5,4 milhões (45,3%) realizaram o cadastramento das impressões digitais. Nessas cidades, o cidadão que não comparecer até o final do prazo estabelecido terá o título eleitoral cancelado. As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano.

Nas outras localidades em que haverá plantão, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório (munido de comprovante de residência e documento de identificação) ou posto atendimento, no intuito de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos aproximadamente.

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022.

Plantão anterior

Neste ano, o primeiro sábado de plantão da biometria foi em 13 de abril e teve sucesso: realizaram-se 29.540 atendimentos em todo o Estado, índice cerca de 30% superior à média de comparecimento diário.

Cartório Eleitoral de São Sebastião - Rua Antônio Cândido, 120 – Centro -  3892-5658

Posto do Cartório Eleitoral de Boiçucanga – Avenida Walkir Vergani, 240 – Shopping Água Viva

Cartório Eleitoral de Ilhabela - Rua Luiz Ameixeiro, 185 – Perequê

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba - Avenida Brasil, 775 – Sumaré – 3882-1398

Cartório Eleitoral de Ubatuba - Praça 13 de Maio, 238 – Centro – 3833-6770



Últimas Notícias