Ale Socci/Aloha Spirit - Divulgação

Aloha Spirit terá nove modalidades esportivas até domingo na praia do Perequê em Ilhabela



Postado em: 12/04/2019


Consolidado como um dos três maiores festivais de esportes de praia do mundo, o Aloha Spirit 2019 foi aberto nesta sexta (12/4), em Ilhabela, onde o evento começou há 11 anos. A Praia do Perequê reunirá nove modalidades em disputa, grande parte no mar, além de diversas ações socioambientais no Espaço Conexões, com discussões sobre esportes, arte e cultura. A programação continua no sábado (13/4), a partir das 5h, e no domingo (14/4), a partir das 6h30.

Os atletas competirão na va’a, modalidade conhecida como canoa havaiana ou polinésia, em equipes, duplas e individual, Stand Up Paddle (SUP), surfski, paddleboard, waterman e natação em águas abertas; também haverá prova de apneia estática e beach run, corrida de montanha e o remo indoor, totalmente relacionado com quem gosta do mar. Fora das competições, o evento contará com uma vasta programação, incluindo festival de cinema, aulas de yoga, slackline, espaço kids, shows musicais, feira de artesanato e de produtos esportivos.

No Espaço Conexões, além das rodas de conversa, uma das grandes atrações será a palestra da médica de aventura Karina Oliani, que entre outros feitos, foi a mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest, também a primeira mulher sul-americana a escalar o Everest por suas duas faces, além de ser bicampeã brasileira de wakeboard, snowboard e recordista em mergulho livre (apneia).

No total, o Aloha Spirit 2019 terá três etapas, com os atletas sendo declarados campeões da temporada na soma dos resultados. Depois de Ilhabela, o Circuito terá novo encontro, longe do Litoral, em Brasília (DF), que já tem uma identidade com o evento, nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Pontão do Lago Sul. A final está marcada para 22, 23 e 24 de novembro, na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ).

Quem ainda não se inscreveu para a etapa de Ilhabela pode garantir participação pelo site alohaspirit.com.br. O atleta pode optar por correr duas provas com o valor da taxa reduzido.

Nessa temporada, o evento traz como tema “A Simbologia da Água”, e todas as ações do festival se conectam ao assunto, com o objetivo de incentivar a sua preservação e disseminar uma onda de conscientização sobre a sua importância.

O Aloha Spirit começou a ser realizado em Ilhabela, em 2009, apenas com as disputas de canoa havaiana, reunindo 60 atletas. Com o passar dos anos e com o aumento das categorias esportivas, foi ganhando corpo e reunindo mais de seis mil esportistas.

“Esse evento fecha um primeiro ciclo, que é ter tornado o Aloha um dos maiores eventos do mundo e, já internacional, abre um novo ciclo, que é continuar sendo uma referência em competições”, afirma o criador e diretor do Aloha Spirit, João Castro.

Ele explica que sustentabilidade não significa apenas preservação do meio ambiente, mas também ser acessível para todos. “Influenciar boa alimentação, hábitos humanos”, reforça Castro, animado com a abertura do Circuito. “Em Ilhabela acreditamos em um crescimento de público bem grande e no número de atletas. Já estaremos felizes em manter os números de 2018, embora acreditemos que vai subir mais uma vez”, relata.

Castro também fala sobre as novidades esportivas para 2019. “A corrida de montanha não é esporte aquático, mas atende amigos, familiares, acompanhantes, que por vários anos fizeram essa solicitação. Muitos correm, pois não fazem nada na água, seja por medo ou por não nadarem. O remo indoor surgiu para inserir atletas do remo olímpico. Mas com essa nova modalidade, atraímos atletas de crossfit e que serão muito bem-vindos. Estou certo que muitos vão olhar para as modalidades no mar é iniciar em alguma delas”.

No ano passado, um dos grandes destaques do Aloha Spirit foi o paulista Rogério Mendes, campeão nas modalidades waterman e va’a individual e a baiana Sinara Pazos Britto, que faturou quatro títulos, no waterman paddleboard e na natação no mar nos 1.500 e nos 3.800 metros. Outros atletas conhecidos também garantiram títulos como: Luiz Guida, o Animal, e Lena Guimarães, ambos no sup race e no sup técnico.

O Aloha Spirit 2019 tem os patrocínios de Corona (Ambev) e Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Serviço: Saiba mais sobre o Aloha Spiritn no site oficial alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBR,instagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil.



Últimas Notícias