Polícia Ambiental apura desmatamento em Ilhabela: denúncia de abertura de rua pela Prefeitura; secretário aponta manutenção de via existente



Postado em: 09/04/2019


A Polícia Ambiental registrou boletim de ocorrência, no último fim de semana, e apura denúncia de desmatamento, com corte de árvores e supressão de vegetação, na região conhecida como “Buraco do Morcego”, parte alta do bairro Barra Velha. Segundo moradores que relataram a situação ao Radar Litoral, a Prefeitura realizava a abertura de uma rua em área de mata, com máquinas e funcionários no local. A Prefeitura informou que apenas fazia a manutenção de uma via já existente para garantia de acesso.

Conforme a denúncia, uma área de ocupação desordenada na qual novas construções não são permitidas. Além disso, a abertura da referida rua não teria licenciamento ambiental. A Prefeitura de Ilhabela tem um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado com o Ministério Público para que novas ruas nestas áreas não sejam abertas.

A reportatem entrou em contato com a Polícia Ambiental, que informou que o local é monitorado e fiscalizado e que, por vezes, houve notificações e autuações por invasões nesta região. No caso da abertura de rua, um boletim de ocorrência foi registrado no último domingo (7/4) e a Polícia Ambiental, que esteve no local, está apurando os fatos.

“Vamos verificar a questão de licenciamento. Pelo que me passaram, se trata de área de preservação, e neste caso há o embargo da área”, destacou o comandante da Polícia Ambiental no Litoral Norte, capitão Igor Khenzo Hiasa.

Prefeitura

O Radar Litoral entrou em contato por telefone com a secretária do Meio Ambiente de Ilhabela, vereadora licenciada Salete Magalhães. “Não fui comunicada desta ação feita lá. A Fiscalização foi no local e passei o caso para a procuradoria do município”, relatou.

A secretária pediu para que a reportagem entrasse em contato com o secretário de Serviços Públicos Municipais, Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo, responsável pelo serviço executado no local. O Radar Litoral conversou com o secretário. "Nós realizamos a manutenção de uma rua que já existe, para garantir o acesso dos moradores. A rua estava intransitável e fizemos a concretagem no local. Não houve nem abertura de nova rua, nem desmatamento", disse Luiz Lobo, que enviou fotos do serviço realizado (veja abaixo).

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ilhabela informou que “no último sábado (6/4), por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, efetuou a manutenção do acesso existente no Senzala. A referida ação foi feita apenas no acesso existente, uma vez que os moradores estavam enfrentando muitas dificuldades para chegar em suas casas, porque o acesso ficou deteriorado pela chuva. Esclarece ainda que em momento algum houve supressão de vegetação ou abertura de nova via”.

Foto enviada pelo secretário Luiz Lobo, com o serviço de manutenção da rua no Alto da Barra



Últimas Notícias