PMI

Projeto que estimula plantio de ervas medicinais em postos de saúde da Ilha será apresentado em conferência da Fiocruz



Postado em: 07/04/2019


Funcionários da Secretaria de Saúde de Ilhabela participarão da 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, na próxima terça-feira (9/4), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com apresentação do projeto "Saúde Verde", que estimula oplantio de ervas medicinais na Unidade de Saúde Básica (UBS) da Água Branca, com envolvimento da comunidade. O programa, que trata “Diálogos da comunidade com trabalhadores SUS: terapêutica integrativa e complementar em Ilhabela”, é de autoria do cirurgião dentista da rede, Antônio Carlos Cardoso Galante, e dos funcionários da rede pública de saúde, Fernando Augusto da Silva, Brenda Maura Gonçalves Costa e Rosana Maura Gonçalves Costa.

O projeto foi submetido, anteriormente, a banca examinadora da Fiocruz, e após aprovação foi selecionado para ser apresentado durante a realização da xonferência, que é uma iniciativa do Programa de Pesquisa  em Promoção da Saúde e tem como objetivo incentivar a reflexão sobre os desafios teóricos e práticos, na perspectiva do fortalecimento do SUS, além de fortalecer as ações desenvolvidas institucionalmente neste campo de atuação. O "Saúde Verde" é direcionado às práticas integrativas e complementares do SUS e além do envolvimento da comunidade, tem parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Viveiro Municipal e Parque Estadual de Ilhabela. Dentro de suas ações, teve participação dos alunos das Escolas José Benedito de Moraes e José Antônio Verzegnassi e do Grupo Escoteiros Maembipe.

A finalidade do projeto é resgatar a sabedoria popular aliada com o saber científico, estimulando parcerias e vínculos pessoais e coletivos, multidisciplinares e intersetoriais. Introduzindo práticas integrativas e complementares, minicursos e treinamentos, produção de mudas, reaproveitamento do lixo e produção de material orgânico. Direcionando o plantio relacionado ao perfil epidemiológico da população, estimulando o cultivo de plantas medicinais.

De acordo com Antônio Galante, a Fiocruz foi onde nasceu a Saúde Pública no Brasil. A promoção da saúde e prevenção às doenças tiveram seus princípios nessa importante instituição de ensino para acadêmicos e profissionais do Sistema Único de Saúde. “A relevância de um trabalho de saúde de Ilhabela estar representada na Fiocruz é motivo de orgulho dos ótimos serviços de saúde do município”.

Para o prefeito, Márcio Tenório, ter o município representado na conferência realizada pela Fiocruz, fundação vinculada ao Ministério da Saúde, é de enorme relevância. “A Oswaldo Cruz é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. E mais uma vez temos projeto público, representando Ilhabela, transformando-se em difusor de conhecimento cientifico em cenário nacional e mundial”.



Últimas Notícias