Divulgação/PMSS

Para combater enchentes, Prefeitura tem imissão de posse no Portal da Olaria e troca tubulação no Pontal da Cruz



Postado em: 02/04/2019


A Prefeitura de São Sebastião desenvolve duas ações para minimizar os problemas de enchentes no trecho entre o Pontal da Cruz e o Portal da Olaria. No Pontal, está sendo trocada a tubulação próximo à Alameda Santana e o município recebeu a imissão de posse de uma área para escoamento de águas pluviais no Portal da Olaria.

A Prefeitura informou que uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, publicada na última semana, autorizou a imissão na posse de um imóvel – localizado às margens da Rodovia SP-55, no Portal da Olaria, região central da cidade.

Com esta decisão, a Prefeitura pode dar início às obras para construção de uma servidão para escoamento de águas pluviais no local. De acordo com a administração, a obstrução da saída de água neste terreno, há mais de uma década, vem prejudicando praticamente todo o bairro do Portal da Olaria com alagamentos constantes no período das chuvas.

Pontal da Cruz

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta terça-feira (2), a troca de 20 metros de tubulação da galeria de águas pluviais urbanas do bairro Pontal da Cruz, visando a melhoria do sistema existente, e minimizar transtornos ocasionados por alagamentos no trecho entre a Alameda Santana e Avenida Manoel Hipólito do Rêgo.

Para ampliar a vazão de água em tempos de fortes chuvas, houve a substituição dos tubos de concreto, que passaram de 40 para 80 cm de diâmetro, dobrando assim a capacidade de escoamento da rede. A obra tem ainda a função de diminuir o lançamento indevido de águas pluviais em redes coletoras de esgoto, evitando o assoreamento das tubulações.

Os sistemas de drenagem urbana e manejo de águas pluviais são projetados e implantados para permitir o recolhimento e o transporte de uma determinada vazão proveniente de precipitações atmosféricas que se transformam em chuvas e atingem o solo, escoando sobre o mesmo até atingirem as entradas dos sistemas de drenagem ou atingirem diretamente as coleções hídricas.



Últimas Notícias