Espaço Pés no Chão terá espetáculo e oficina de dança da premiada Cia "Balagandança"



Postado em: 21/03/2019


O Espaço Cultural Pés no Chão, localizado no Alto da Barra Velha, em Ilhabela, recebe neste domingo (24/3) e na segunda-feira (25/3) , espetáculos e oficinas de dança da companhia Balgandança, grupo pioneiro em dança para público infantil. Elementos da natureza, como folhas, galhos e areia compõem cenas da coreografia com foco no lúdico, despertando o imaginário da plateia mirim. 

Após cumprir temporada bem-sucedida em São Paulo, o espetáculo "Presente! feito da gente", da premiada Balagandança Cia., faz duas apresentações gratuitas em Ilhabela, no Espaço Cultural Pés no Chão. No domingo, o espetáculo será às 19h, e na segunda, às 9h. Criado em São Paulo, em 1997, pela diretora Georgia Lengos, o grupo é pioneiro em fazer dança contemporânea para o público infantil no país e levou duas vezes o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

No próximo dia 24 de março, domingo, às 11h, será realizada a vivência "Dos Pés à Cabeça", voltada a crianças de 8 a 11 anos, com integrantes da companhia, no Espaço Cultural Pés no Chão. A oficina gratuita visa despertar a percepção e a sensação do movimento na criança a partir da sua imaginação, incluindo brincadeiras e jogos corporais. Uma das marcas do grupo é a promoção de debates com educadores, pesquisadores e artistas sobre a importância da discussão do corpo na infância e oficinas de dança voltadas aos pequenos.

Quem conhece a trupe de Georgia Lengos sabe que ela é composta por intérpretes talentosos - Alexandre Medeiros, Alan Scherk, Clara Gouvêa, Ciro Godoy e Isabel Monteiro. Seu oitavo espetáculo é uma aventura de movimentos-danças criada a partir de pesquisa feita ao longo de quatro anos, em diferentes comunidades no estado de São Paulo, sobre a relação entre a natureza, o corpo e o imaginário infantil.  O lúdico é a base para composição coreográfica.

O resultado deixa a plateia com os olhos grudados no tablado. "As imagens geradas pela dança despertam a criatividade no espectador, abrindo espaço ao vasto mundo do imaginário e do brincar. Não é preciso um brinquedo nem um colorido para seduzir a criança. Os  objetos cênicos de Presente! feito da gente relacionam-se a elementos da natureza e ao universo do simbólico. Não são recicláveis nem compráveis", fala a diretora Georgia Lengos.

A trilha sonora proposta pela direção fez-se juntamente com o processo de criação. Com a presença de uma sonoplastia que reforça a ambiência a partir dos sons da natureza, como do mar e do vento, tem composições de Ciro Godoy e Clara Gouvêa com instrumentos de percussão para fazer uma referência às pedras e com rabeca em alusão ao ato de desenhar na areia. 

Serviço

Local: Espaço Cultural Pés no Chão.  Rua Macapá, 72, Barra Velha, em Ilhabela.

Telefone (12) 3895-8104. Grátis. 20 vagas. Público-alvo: crianças de 8 a 11 anos. Duração: 90 minutos.

 



Últimas Notícias