Divulgação

Chuva forte e constante deixa desabrigados e provoca alagamentos no Litoral Norte



Postado em: 11/03/2019


A chuva forte e constante que cai desde o final da tarde de domingo (10) causa transtorno às cidades do Litoral Norte. Caraguatatuba contabiliza seis pessoas desabrigadas e São Sebastião tem diversos pontos de alagamento e deslizamento, assim como em Ilhabela.

São Sebastião

Em São Sebastião, mais uma vez foram registrados diversos pontos de alagamento na região central e Bairro da Topolândia, além do trecho urbano da SP-55. A região do Portal da Olaria foi uma das mais atingidas pela chuva, deixando o tráfego interrompido nos dois sentidos, o que já causa congestionamentos, principalmente no sentido da Costa Norte.

O córrego da Rua Onofre Santos transbordou e diversas ruas ficaram alagadas.

Equipes da Defesa Civil fazem vistorias em diversos pontos com riscos de deslizamentos, como Morro do Abrigo, São Francisco e Itatinga. O prefeito Felipe Augusto, acompanhado do presidente da Câmara, Teimoso Campos e de outros vereadores, vistoria as áreas atingidas pela chuva.

Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, seis pessoas - quatro adultos, um idoso e uma criança - que tiveram suas casas, no bairro Capricórnio (Região Norte), atingidas pelas chuvas foram acolhidas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), que abriga ainda nove cachorros de estimação das famílias, sendo sete filhotes.

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba oferece suporte às famílias atingidas pelas chuvas com doação de roupas, sapatos e roupas de cama e banho. É necessário procurar o CRAS de referência do bairro para solicitar o encaminhamento. O Fundo Social também está recebendo doação de produtos de limpeza (água sanitária, detergente, sabão em pó, desinfetante, vassoura e rodo, além de panos de chão e esponjas). Os itens podem ser entregues no Fundo Social - Sede Centro – Rua José Damaso dos Santos, 39 – Centro; Regional Sul - Avenida José Herculano, 7495 – Travessão.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) indica um acumulado de chuvas de 188,17mm na região Norte, no bairro Tabatinga, nas últimas 12 horas. Segundo o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), este acumulado de chuvas já coloca a cidade em estado de atenção.

A Defesa Civil prossegue fazendo vistoria em todas as áreas de encosta da cidade. É importante destacar que em caso de risco, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelo 199.

Os ônibus circulares urbanos que atendem a Região Norte só estão trafegando na pista, sem entrar nas ruas perpendiculares, devido ao alagamento de diversas delas.

Segundo a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, se o mau tempo continuar e a chuva prevista ocorrer, as aulas continuarão suspensas nas seguintes unidades: EMEF Pedro João de Oliveira – Tabatinga; EMEF Maria Tereza de Souza Castro – bairro Jetuba; CEI Vera da Silva Santos – Portal da Fazendinha; CEI Esther Nunes - Sertão dos Tourinhos (todas na Região Norte); e CEI Aparecida Maria Pires de Menezes – Olaria (Região Central). 

Ilhabela

De acordo com a Defesa Civil de Ilhabela, desde o início da chuva, na noite de domingo (10), o índice pluviométrico já chegou a 134 mm, o que confirma o “Estado de Alerta” na cidade. O órgão vai encaminhar pedidos de vistorias ao IG (Instituto Geológico).

De acordo com números entregues pela Defesa Civil ao Gabinete do prefeito Márcio Tenório, foram registradas 10 quedas de árvores, já retiradas pelas equipes e rolamento de duas pedras. O monitoramento às áreas de risco continua em Ilhabela.



Últimas Notícias