Divulgação/PMSS

Membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião tomam posse nesta quinta



Postado em: 19/02/2019


Nesta quinta-feira (21), às 15h, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (CMPC-SS) realiza a cerimônia de posse dos novos Conselheiros de Cultura, eleitos de outubro a dezembro de 2018, durante os Fóruns Setoriais, para atuar no biênio 2019-2020. O evento ocorre no Observatório Ambiental, localizado na Rua da Praia, e é aberto ao público que pode participar como ouvinte. 

Foram eleitos conselheiros da Sociedade Civil para as linguagens Artes Visuais e Artesanato, Isabel Taliberti Galvanese; Audiovisual, Greice Maria Martins da Silva Luzzi, e suplente, Alessandro Buzo de Souza; Artes Cênicas, Luciano José Draetta Ferreira; Dança, Ana Tainá Pelegrini do Nascimento; Música, Josué Ribeiro, e suplente, Cristiane Celene Duarte; Literatura e Bibliotecas, Nícia Guerriero; Comunidade Negra, Shirlei Costa Rodrigues, e suplente, Nivaldo D. E. Sena; Cultura Tradicional, Evaldo Pereira, e suplente, Elizângela de Oliveira Fogaça; Cultura Popular, Érica Miguelina da Silva, e suplente, Karoline Yasmin Caggiano; Artes e Culturas Urbanas, Breno Silva do Nascimento; e Grupos de Gênero, Vinícius Vieira dos Santos, e suplente, Adriana Martins de Souza.

Na ocasião, também serão conhecidos os conselheiros indicados do setor público e serão entregues os documentos oficiais das atividades realizadas pela gestão do Conselho anterior e apresentado um breve balanço da atuação de cada linguagem.

Atualmente, uma das principais pautas do CMPC-SS é a elaboração e finalização do Plano Municipal de Cultura (PMC); a plena ativação do Fundo Municipal de Cultura (FMC); e a garantia de que todos os eixos do Sistema Municipal de Cultura de São Sebastião (SMC-SS) estejam em total funcionamento.

A atual presidente do CMPC, Jessyca Biazini, representante das Artes Cênicas, ressalta que este momento de renovação é muito importante. "O Conselho vem ampliando a articulação e união dos artistas e agentes culturais, e os novos eleitos são resultado deste movimento para trazer novas pessoas dispostas a somar, para que a cidade desenvolva ações de valorização e fomento da Cultura.", disse. 

O vice-presidente do CMPC-SS e Diretor Cultural da Fundação Educacional e Cultural "Deodato Sant'Anna" (Fundass), Adbailson Cuba, complementa que a efetiva participação da sociedade civil no Conselho é fundamental para que as ações da Administração se fortaleçam e evidenciem a produção Cultural da cidade. "São Sebastião tem um grande potencial artístico e cultural, vasto patrimônio material e imaterial, e o trabalho do Conselho é fundamental para garantir que as políticas sejam construídas de modo a atender a população", destaca.

Vagas para Suplentes

Permanecem vagas as cadeiras de suplentes para as linguagens Artes Cênicas, Artes e Culturas Urbanas, Artes Visuais, Dança e Literatura. A nova Comissão Eleitoral, que será formada no dia da posse, fará em breve o chamamento oficial para os interessados em ocupar as devidas cadeiras. 

Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho tem o objetivo de garantir a participação popular no desenvolvimento das políticas públicas da Cultura de São Sebastião, visando garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. O CMPC é deliberativo, consultivo, fiscalizador e paritário. É formado por 40 membros, entre titulares e suplentes, sendo 20 do setor público (indicados pela Administração Municipal) e 20 da sociedade civil (eleitos por seus pares).

As reuniões ordinárias do CMPC-SS são mensais e ocorrem na terceira quinta-feira de cada mês, sempre às 15h, na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Mansueto Pierotti, 815, Centro. A população pode participar como ouvinte e de forma opinativa quando são realizados os Fóruns Setoriais e Territoriais, as Conferências Municipais de Cultura e os encontros das Comissões Setoriais.



Últimas Notícias