Divulgação/PMC

Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba resgatam capivara ferida por arpão



Postado em: 13/02/2019


Nesta terça-feira (12), a Polícia Ambiental e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba resgataram capivara vítima de armadilhas de caça que há cerca de um mês estava com estacas fincadas no corpo. O resgate ocorreu no Jardim Gaivotas, próximo ao rio da Paca, atrás da Emei/Emef Professor João Baptista Gardelin.

O animal foi localizado após denúncias feitas junto à Polícia Ambiental. Profissionais de ambos os órgãos buscavam pela capivara a fim de desprendê-la das estacas da armadilha e deixá-la em seu habitat natural, no rio da Paca. O veterinário do CCZ, Guilherme Garrido, atuou junto às equipes presentes na ação e conseguiu libertar o animal das armadilhas e devolvê-lo ao rio.

“Queremos solicitar que a população continue a denunciar estas tentativas de caça às capivaras. O comércio da carne deste animal, além de ser crime, é de elevado risco à vida de quem consome, devido ao elevado índice de contaminação que esta carne possui”, alertou.

 

O veterinário também reforça a importância do isolamento da área de resgate, quando ele ocorrer, para proteção do animal, dos profissionais envolvidos e dos próprios munícipes. “Nestas situações, o animal pode ficar arisco e tornar-se violento, podendo avançar nos técnicos que estão por perto ou mesmo em quem estiver ao redor. Por isso, por gentileza, mantenham distância para que todos os procedimentos sejam tomados com cautela”, alertou.



Últimas Notícias