Ilhabela realiza 1ª Festa de Iemanjá neste sábado na Praia do Oscar



Postado em: 30/01/2019


Ilhabela realiza no próximo sábado (2/2) a 1ª Festa de Iemanjá, na Praia do Oscar, região sul da cidade. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), e a programação começa às 14h.

O secretário de Cultura, Adalberto Henrique da Silva Lopes, o Professor Beto, falou sobre a importância cultural da festa. “A beleza do evento de Iemanjá está justamente no acolhimento da devoção de parte do povo brasileiro, em especial, dos que moram à beira-mar. Qual de nós já não deu pulos nas sete ondas no Réveillon ou viu a beleza do entregar das oferendas com os pedidos? Essa festa tem tudo para ser sucesso e entrar para a história do nosso povo”, explicou, lembrando que a Prefeitura tem apoiado todas as manifestações religiosas e culturais em nosso município.

“É com imensa satisfação que eu, Mãe Cajamburê, junto com os babalorixás, ialorixás e filhos de axé, agradecemos a Prefeitura, na pessoa do prefeito Márcio Tenório, e ao secretário de Cultura, Beto, pelo apoio dado para homenagearmos Mãe Iemanjá em sua festa, padroeira dos pescadores, e no sincretismo, Nossa Senhora D’Ajuda. Axé”, destacou a Mãe Cajamburê (Sandra), do Ilê Axé Ventos de Oxalá.

Iemanjá

Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. Mãe-d'água dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil.

No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc. Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.

Confira a programação completa:

14h – Abertura do evento – exposição de ornamentos e artigos religiosos de matriz africana

15h – Oficina de atabaque e palestra sobre afro-religiosidade e a importância do atabaque nas religiões de origem africana – Afro Ilu Aye Ilhabela Ogã – Márcio Sella

16h30 – Show Odoyá – a benção à princesa de Aiocá - Grupo Kolofé

18h – Batuque Aberto de Maracatu

20h – Cerimônia em homenagem ao Dia de Iemanjá – participação do Grupo de Ogã Afro Ilu Aye Ilhabela

Local: Praia do Oscar – Sul



Últimas Notícias