Projeto "Tecendo as Águas" mobiliza 4 mil pessoas em ações de sustentabilidade em 2018



Postado em: 30/01/2019


O Projeto "Tecendo as Águas", desenvolvido pelo Instituto Supereco, mobilizou cerca de 4 mil pessoas com ações de conscientização sobre a água e sustentabilidade no Litoral Norte em 2018. Foram envolvidas comunidades das bacias hidrográficas do rio São Francisco, em São Sebastião, e do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, em 108 encontros de mobilização e capacitação.

O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Dos números divulgados destacam-se: 539 pessoas mobilizadas em processos formativos; 108 encontros de mobilização e capacitação; cinco mutirões de limpeza de praias e manguezais; 20 oficinas de educomunicação com jovens alunos de escolas estaduais (Bacia de São Sebastião e Bacia do Rio São Francisco) e comunitários integrantes do Sítio Abra de Dentro (Bacia do Juqueriquerê); um Programa de Formação Continuada com 13 capacitações em Ecoempreendedorismo; 11 cursos de formação de lideranças comunitárias do Grupo Ciclos Contínuos; 404 crianças dos projetos sociais Garoçá, Cidadão Criança e Viração beneficiadas em ações de educação ambiental; entre outros. 

Foi realizada ainda a 3ª edição do Festival Tecendo as Águas (Arte, Cultura Caiçara, Gastronomia e Sustentabilidade), com o apoio da Comissão de Comunitários da Rede São Francisco, para quase mil participantes e uma programação cheia de cores, sons e sabores. Em Ubatuba, o projeto promoveu o 1º Encontro de Agroecologia do Litoral Norte.

Do mar para a terra, 404 crianças atendidas pelos projetos sociais da Associação Sebastianense de Promoção Social, parceira do Instituto Supereco, ultrapassaram os muros de seus espaços educativos. "Fechamos o ano com a plena produção da horta do Garoçá, cujas famílias das crianças assistidas já se beneficiam com verduras fresquinhas, compostando os resíduos orgânicos para aproveitamento na horta; no Cidadão Criança, foi iniciada a revitalização da horta suspensa com base nos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e no Viração, a horta mandala virou realidade e ganhou as primeiras sementes no final do ano, também com produção de composto a partir dos resíduos da merenda", relata a direção do projeto.

O trabalho com a Escola E.E Nair Ferreira Neves (Bacia do Rio São Francisco) possibilitou a descoberta de jovens talentos da comunicação no ensino médio. Eles foram às ruas questionar, entrevistar e aprender na prática noções de audiovisual, vídeo e abordagem. Aos poucos, tornaram-se a voz da juventude e cobriram vários eventos importantes como o Festival Tecendo as Águas, o Circuito Medina de Surf, O Campeonato Brasileiro de Canoagem, entre outros.  

No segundo semestre, a Educom expandiu horizontes e iniciou mais duas oficinas, com a Escola Josepha Sant'anna Neves (Bacia do Rio São Sebastião), na Topolândia, e no Sítio Abra de Dentro (Bacia do Rio Juqueriquerê, zona rural de Caraguatatuba). Todo o conteúdo produzido alimenta a programação da Rádio Supereco e também um canal no Youtube.

Rede de Parceiros do Instituto Supereco

Além do patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Tecendo as Águas conta com uma rede de parceiros estratégicos como o Instituto Educa Brasil, Prefeitura de Caraguatatuba, Prefeitura de São Sebastião, Trata Brasil, CBH-LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), CEAG (Centro de Educação Ambiental de Guarulhos), Refresh Brazil, OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), APA Marinha Litoral Norte e ASPS (Associação Sebastianense de Promoção Social).

Sobre o Tecendo as Águas

O projeto "Tecendo as Águas", conquistou dois prêmios importantes: 1º Lugar da categoria de Preservação dos Recursos Naturais do prêmio "LIF 2015 – Clima e Sociedade: a mudança começa em nós", da Câmara de Comércio França-Brasil, e ainda, "Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014"durante o "XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia", além da representatividade entre os melhores projetos brasileiros selecionados pela Abong (Associação Brasileira de ONGs) para fazer parte da delegação brasileira no Fórum Social Mundial de 2015, na Tunísia, África.



Últimas Notícias