Após multa, Petrobras inicia plano de investigação em área contaminada



Postado em: 31/03/2014


Foto: Luciano Vieira/PMSS

São Sebastião-31/03/2014 - Após 12 dias de a Prefeitura de São Sebastião emitir a primeira multa à Petrobras por não dar início ao plano de ação emergencial na área contaminada do bairro Itatinga, a empresa fez, na tarde desta segunda-feira (31/03), escavações na área dentro do muro na tentativa de interromper o vazamento do material que aflora na Rua Tancredo Neves, no mesmo bairro.

Técnicos da Vigilância Sanitária, Cetesb e representantes da Petrobras, acompanharam a abertura de trincheiras na busca por encontrar algum tipo de material semelhante ao que aflorou na calçada, do lado de fora do muro.

Após a abertura de pelo menos seis trincheiras - conforme previa o documento intitulado “Informação Técnica” emitido pela Cetesb - em novembro do ano passado – não foi encontrado nenhum material com as mesmas características do que aflorou na rua Tancredo Neves.

De acordo com a chefe de divisão da Vigilância Sanitária, Geórgia Michellucci, a partir de agora seria importante um novo plano para investigação do lado externo do muro. “Pelo o que observamos aqui hoje não encontramos nenhuma substância parecida com a que surgiu na rua.  Diante disso, o certo é que seja feito um novo plano com o intuito de investigar e escavar a área externa ao muro e tentar constatar de onde surge aquele material escuro e viscoso”, explica.

Ainda de acordo com Geórgia, com a execução da escavação a multa – que vinha sendo aplicada diariamente desde o último dia 19 e já havia atingido o valor de 220 mil reais, tendo em vista que são 1000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP’s) por dia – foi interrompida já que a empresa cumpriu sua parte da ação. “Nós vamos continuar monitorando para verificar quais serão os próximos passos da empresa em relação a esta área”, disse.

No final do ano passado, moradores do entorno da área contaminada relataram que um material escuro viscoso estava aflorando na calçada da Rua Tancredo Neves. Após as  denúncias a Petrobras coletou amostras e encaminhou para um laboratório de sua escolha para a identificação. Com base no resultado dos laudos e análises, a Cetesb,  emitiu a informação técnica determinando ações emergenciais para acabar com este vazamento.

 

 

 



Últimas Notícias