Prefeitura realiza treinamento para profissionais de informática de Ilhabela no projeto “Cidade Digital”



Postado em: 30/03/2014


30/03/2014 - A Prefeitura de Ilhabela promoveu um treinamento voltado aos profissionais da área de informática do município para explicar sobre o projeto “Cidade Digital”, que em breve proporcionará à população o sinal gratuito de Internet banda larga Wi-fi dentro das áreas cobertas por 16 pontos de acesso da Barra Velha até a Vila. O treinamento foi voltado à apresentação do Sistema Municipal de Internet Gratuita e à preparação das empresas para a prestação de serviços e suporte aos usuários do sistema.

A ampliação do acesso à internet em áreas populosas e até então desprovidas desse serviço possibilitará a inclusão digital imediata da população com dificuldade de acesso aos benefícios das tecnologias de comunicação e informação, democratizando a web, com reflexo direto sobre a comercialização de equipamentos e serviços relacionados.

Diversos equipamentos podem ser utilizados para conexão a rede de internet grátis. Nas proximidades de cada um dos 16 pontos de acesso é possível se conectar com dispositivos moveis que disponham de interface de rede wireless, como celulares, notebooks e tablets. De distâncias maiores, a conexão pode ser efetuada com o auxílio de antenas externas, a serem fixadas sobre o imóvel, com capacidade de captar e amplificar o sinal de rádio transmitido pela antena. Todos os equipamentos necessários aos usuários para conexão podem ser adquiridos no comércio local.

A Prefeitura gerenciará a rede do “Cidade Digital”, sendo responsável pela operação e manutenção de toda a infraestrutura que possibilita a emissão do sinal pelas antenas de cada um dos 16 pontos de acesso. Desse ponto em diante, campo de ocorrência de toda sorte de questões envolvendo a conexão - ou falta dela, passando por equipamentos, configurações, cobertura do sinal, entre outros, o usuário deverá recorrer aos prestadores de serviço da cidade na área de informática de sua preferência.

Para que todos consigam usufruir dos benefícios do projeto, como integrantes de uma grande rede, é necessário que certos padrões de configuração dos equipamentos receptores e transmissores sejam observados, a fim de minimizar interferências e sombreamentos.

Além da equipe da prefeitura que vem se dedicando aos testes do “Cidade Digital”, os autores do projeto Carlos Alberto Nishimura e Carlos Américo Chagas de Moraes também estiveram presentes e prestaram as informações relevantes para colocar o projeto na prática.



Últimas Notícias