Sabesp apresenta plano para situações emergenciais em reunião com prefeito da Ilha; ampliação de captação e troca de adutora



Postado em: 08/01/2018


O prefeito Márcio Tenório, acompanhado da secretária de Meio ambiente, Maria Salete Magalhães, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (7/1), com o superintendente regional da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro, para cobrar melhorias dos serviços no abastecimento de água potável no arquipélago. Ele criticou o desabastecimento ocorrido na semana passada. A Prefeitura de Ilhabela divulgou recentemente, conforme reportagem do Radar Litoral, que investirá na ampliação de reservatórios na cidade. 

Durante o encontro solicitado pelo prefeito, o superintendente da Sabesp apresentou o plano para resolver a questão de abastecimento e não ocorrer problemas nos próximos dias de férias e feriados prolongados. A ideia da empresa é ampliar a captação na Cachoeira do Paquetá para aumentar a produção de água e fazer a troca da rede adutora, ampliando o diâmetro da tubulação que atende a estação.

A Sabesp assegurou que essas, e outras medidas, visam evitar problemas de abastecimento como o ocorrido nos últimos dias devido ao excesso de contingente, de consumo de energia e a turbidez da água após as fortes chuvas, que prejudicaram o funcionamento dos sistemas de captação, tratamento e distribuição. Ao todo, nove caminhões pipas foram utilizados para atender os bairros mais altos da cidade. 

Novos reservatórios

Nessa reunião, a Sabesp entregou à prefeitura os projetos executivos readequados dos novos reservatórios de água dos bairros Green Park e Bexiga, que serão ampliados, além das diretrizes técnicas para a execução de redes de água e esgoto no Núcleo de Regularização Fundiária e Interesse Social do Cantagalo, na Vila, região Norte da cidade.

Segundo a prefeitura, os dois reservatórios, nos bairros Green Park e Bexiga, terão sua capacidade de armazenamento de água ampliada de forma significativa, com o objetivo de regularizar problemas de desabastecimento registrado nos últimos anos, principalmente em períodos de alta temporada e feriados prolongados.  O reservatório do Green Park terá sua capacidade elevada de 50 mil litros de água para um milhão de litros, enquanto o reservatório do Bexiga será ampliado de 150 mil litros para dois milhões de litros. Com os dois novos reservatórios, Ilhabela dobrará sua capacidade total de reservação.

O reservatório do sistema Pombo, no Bexiga, já está na fase de licitação e tem obras previstas para o início de março, enquanto o do Green Park está com o pacote técnico sendo finalizado para entrar em licitação, com o início das obras estimado para abril. De acordo com a Sabesp, o reservatório do Green Park trará maior segurança operacional ao sistema de água que abastece os bairros da região central e o reservatório do Pombo aumentará a segurança hídrica para toda a região sul de Ilhabela.

“Estamos trabalhando, incansavelmente, para que nenhum dos serviços essenciais falte à população, sendo a água um desses serviços. Continuaremos cobrando os órgãos responsáveis e investindo, como nunca foi feito, em captação, reservação e distribuição de água potável e redes coletoras e estações de tratamento de esgoto”, ressaltou o prefeito Márcio Tenório. Após este encontro com o superintendente regional, Tenório reivindicará outras melhorias nos serviços junto à direção da Sabesp, em São Paulo, ainda esta semana.

 



Últimas Notícias