Célia Santos/Divulgação

Casa Brasileira realiza encontros musicais de 9 a 11 de janeiro



Postado em: 07/01/2019


Canções para o mar, tradições musicais do Recôncavo baiano e os clássicos das grandes sambistas brasileiras são os temas dos três encontros musicais que a Casa Brasileira trará entre quarta (9/1) e sexta-feira (11/1), abrindo a programação de 2019. Todas as atrações serão realizadas na sede localizada na Rua da Praia, em São Sebastião.

Na quarta, às 20h, a cantora e compositora Luciana Oliveira, acompanhada do violonista Leo Mendes, mostrará a poesia cantada sobre o mar, no show Canções para o Mar. Interpretando composições de Dorival Caymmi, Baden Powell, Vinicius de Moraes e músicas que se tornaram conhecidas nas vozes de Maria

Bethânia e Clara Nunes, Luciana Oliveira pretende cantar as águas salgadas, o movimento das ondas, a vida dos pescadores e as rainhas sagradas do mar.    Ao lado de Luciana estará o músico Leo Mendes, com seu jeito muito peculiar de tocar violão, fruto da vivência com o pai, Roberto Mendes, e artistas do Recôncavo baiano.

Na quinta (10/1), também às 20h, a sala da música da Casa Brasileira receberá o  cantor, violonista, arranjador e compositor Roberto Mendes, acompanhado pelo filho, o violonista Leo Mendes. Roberto Mendes é um  mestre das pesquisas sobre as origens do samba e as tradições musicais do Recôncavo da Bahia.  

Em O Samba Antes do Samba, pai e filho farão uma aula cantada e vão tocar e cantar principalmente a Chula.  Roberto Mendes explica que a Chula nasceu na região de Santo Amaro, terra natal dos dois músicos, está na origem do samba e é o encontro do batuque com a viola.

Na sexta, 11 de janeiro, às 19h, a noite na Casa Brasileira será das Senhoras do Samba. A cantora Adriana Moreira e o violonista Leonardo Gomes reuniram músicas de grandes sambistas brasileiras que colocaram as vozes femininas nas rodas de samba.

Sambista que cresceu na quadra da paulistana Escola de Samba Camisa Verde e Branco, Adriana Moreira apresentará um repertório com as grandes referências do samba feito e interpretado por mulheres como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Alcione, Elizete Cardoso, Jovelina Pérola Negra entre outras.

A Casa Brasileira é o centro de cultura, arte e gastronomia do Instituto Mpumalanga, entidade sem fins lucrativos com projetos de educação pela arte. O espaço abriga oficinas, exposições, artesanato de todo o Brasil e boa música em meio às paredes centenárias do casarão do século XVIII da rua da Praia, centro de São Sebastião.

Serviço: Encontros musicais na Casa Brasileira - janeiro/2019

Dia 09/janeiro – 20h | Luciana Oliveira e Leo Mendes | Canções para o Mar

Dia 10/janeiro -  20h | Roberto Mendes e Leo Mendes  | O Samba Antes do Samba

Dia 11/janeiro – 19h | Adriana Moreira e Leonardo Gomes | As Senhoras do Samba

CASA BRASILEIRA   

Av. Dr. Altino Arantes, 80 – Rua da Praia |Centro| São Sebastião-SP |11 998388794. 

Realização: INSTITUTO MPUMALANGA  Apoio: MULTCAR

Ingressos à venda na Casa Brasileira ou pelo  Event brite

Os eventos têm renda revertida para os projetos educacionais do Instituto Mpumalanga



Últimas Notícias