Divulgação

Egberto Gismonti e pianista Nelson Freire estão entre as atrações de final de ano no Teatro de Vermelhos, em Ilhabela



Postado em: 26/12/2018


O Centro Cultural Baía dos Vermelhos, em Ilhabela, realiza, de sexta-feira (28) a domingo (30), os "Concertos de Ano Novo". Serão quatro apresentações no Teatro de Vermelhos, em meio à mata atlântica, com artistas brasileiros de renome internacional. As apresentações marcam também a inauguração do piano alemão Bluthner, fruto da parceria entre Vermelhos e a Fundação Alfred-Heingold. O compositor e multi-instumentista Egberto Gismonti e o pianista Nelson Freire estão entre as atrações.

A primeira apresentação da programação de final de ano será do compositor, arranjador e multi-instrumentista Egberto Gismonti, nesta sexta-feira (28),, às 20h30. Gismonti é um dos principais nomes da música brasileira, que forte penetração tanto na música erudita, jazz ou na popular. Além das atividades com gravação e espetáculos, faz inúmeras trilhas sonoras para teatro, cinema, balé e especiais de TV.

No sábado (29), sobe ao palco Nelson Freire, reconhecido internacionalmente como um dos maiores pianistas em atividade e com frequência é comparado a figuras lendárias como Rachmaninov, Cortot, Hofmann, Rubinstein e Gould, e um dos integrantes da série Great Pianists of the 20th Century, da gravadora Philips. Ao longo de cinco décadas e com atuações em cerca de 70 países, se tornou uma estrela de máxima grandeza no cenário internacional. Apresentou-se com regentes de prestígio internacional e com as principais orquestras filarmônicas do mundo A revista Time o considerou como "um dos maiores pianistas dessa ou de qualquer outra geração".

"Nelson Freire, que inaugurou o Teatro de Vermelhos e se encantou com a beleza e a acústica do nosso teatro, volta para mais uma apresentação neste final de 2018. É um privilégio ver que um dos maiores pianistas do mundo se sente em casa na Ilhabela", afirma Samuel Mac Dowell de Figueiredo, diretor do Instituto Baía dos Vermelhos.

Também participa da apresentação de sábado a pianista Juliana Steinbach, que desponta no cenário internacional como uma das artistas mais aclamadas de sua geração. Nascida na Paraíba e criada na França, tem se apresentado regularmente nas grandes salas de concerto de Paris e em outros grandes palcos europeus. Já se apresentou como solista com orquestras como Filarmônica de Nice, Sinfônica de Budapeste, Sinfônica da Paraíba e a Rundfunk Blasorchester Leipzig, também em recitais solo e/ou músicas de câmara. A franco-brasileira foi laureada por diversas fundações e vencedora de inúmeros prêmios internacionais.

Ainda no sábado, a soprano Carla Cottini, o barítono Homero Velho e o pianista Ricardo Ballestero fazem uma apresentação de música de câmara. 

No domingo, haverá o concerto sinfônico da passagem do ano. Com orquestra e coro regidos pelo maestro Júlio Medaglia, o programa conta com as participações da soprano Carla Cottini, da mezzo-soprano Ana Lúcia Benedetti, do barítono Homero Velho e do tenor Paulo Mandarino. O concerto apresentará grandes obras de Beethoven, como o quarto movimento da 9ª Sinfonia –'Ode à Alegria', a Fantasia Coral, além de outras obras de grande expressão.

Piano novo - Para a apresentação do pianista Nelson Freire nos concertos de fim de ano de Instituto Baía dos Vermelhos, em Ilhabela, Samuel Mac Dowell de Figueiredo firmou um acordo com a Fundação Alfred-Heingold, da organização Bluthner, para o fornecimento dos principais modelos de piano da tradicional marca alemã para as atividades culturais e educacionais da instituição brasileira. O primeiro piano Bluthner já foi embarcado na Alemanha e será utilizado por Nelson Freire, Egberto Gismonti e Juliana Steinbach, que foi enviada por Freire para escolher o piano em Leipzig, na Alemanha.

Programação

- 28 (sexta-feira), 20h30 - Egberto Gismonti, piano e violão

- 29 (sábado), 16h - Carla Cottini/soprano, Homero Velho/Barítono e Ricardo Ballestero/piano

- 29 (sábado), 20h30 - Nelson Freire, piano, e Juliana Steinbach, piano

- 30 (domingo), 18h - Concerto Sinfônico, orquestra e coro, Júlio Medaglia/regência, Carla Cottini/soprano, Paulo Mandarino/tenor, Ana Lúcia Benedetti/mezzo-soprano, Homero Velho/barítono e Vencedor do Prelúdio 2018

Mais informações: http://vermelhos.org.br/

 

Serviço

Festival Vermelhos –Concertos de Ano Novo

Data 28 a 30 de dezembro - Sexta e Sábado, às 20h30; Sábado, às 16h; Domingo, às 18h

Local: Teatro de Vermelhos (Avenida Governador Mário Covas Júnior, 11.970 – Ponta da Sela - Ilhabela/SP)

Classificação etária: Livre

Ingressos

Ingresso Rápido – www.ingressorapido.com.br

Valores: entre R$ 20 e R$ 140

Pontos de venda:

- Teatro de Vermelhos/Bilheteria – Av. Governador Mário Covas Jr, 11.970 (três horas antes dos espetáculos)

- Ponto das Letras – Rua Dr. Carvalho, 146 – Vila – Ilhabela/SP

- Sérgio Hette Imóveis – Rua Dr. Carvalho, 2 – Vila – Ilhabela/SP

- Via Marina Imobiliária – Av. Riachuelo, 6.730 – Bexiga – Ilhabela/SP



Últimas Notícias