Divulgação/PMC

Corpo de Bombeiros recebe reforço recorde para combate a incêndio, salvamento e resgate no Litoral Norte



Postado em: 16/12/2018


No período de 19 de dezembro deste ano a 11 de março de 2019, o 11º Grupamento de Bombeiros, responsável pelas ações de prevenção e combate a incêndios, salvamento e resgate na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, receberá o reforço recorde de 72 bombeiros para a Operação Verão 2018/2019 no litoral.

Este número corresponde às inciativas de gestão na região: pela primeira vez serão utilizadas as MOBs – Motos Operacionais de Bombeiros em Ilhabela e Ubatuba. Serão mantidas as MOBs operando nos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, como nos anos anteriores, pois se mostraram mais eficientes para os atendimentos no trânsito nesta época do ano.

O comandante do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte, capitão Newton Krueger, disse que, além dos reforços das MOBs e das prontidões de serviço, “também teremos caminhões Auto Bomba para atendimento as ocorrências de incêndio, salvamento e resgate destacadas, operando continuadamente de regiões distantes dos centros, mas de grande aglomeração sazonal”.

Os veículos ficarão na Maranduba em Ubatuba; Boiçucanga em São Sebastião e Porto Novo em Caraguatatatuba, que apesar de não ser predominantemente turística, corresponde à divisa geográfica entre Caraguatatuba e São Sebastião - região que mais cresce no Litoral Norte.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros na região, as estatísticas de ocorrências nesta época chegam a três vezes a média mensal ao longo do ano, principalmente as ocorrências de resgate.

Conforme o Anuário Estatístico do Corpo de Bombeiros, a corporação no Litoral Norte atendeu 867 ocorrências de resgate em 2015; 1.265 em 2016; 1.114 em 2017 e neste ano, até 21 de novembro, foram registradas 1.475 ocorrências de resgate, número maior do que nos anos anteriores. ”Não são apenas números, mas vidas salvas”, destacou o comandante.

Na quarta-feira (19), às 9h, haverá a apresentação e revista do efetivo de reforço do Corpo de Bombeiros na Praça de Eventos de Caraguatatuba, com a presença do Comandante do 11º Grupamento de Bombeiros e do prefeito Aguilar Junior.

No mesmo dia, às 15h, no calçadão de Ubatuba, com as presenças do prefeito Délcio Sato e do comandante, ocorre apresentação e revista do efetivo e viaturas da cidade, quando será apresentada a nova viatura recém-adquirida para a cidade – um caminhão do tipo Auto Tanque.

As apresentações do reforço para São Sebastião e Ilhabela estão sendo agendadas para quinta-feira (20), em locais e horários a serem confirmados.

Outras forças de segurança e parceiros do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros, como o SAMU, o Grupamento de Bombeiros Marítimo e a 20º Batalhão de Policia Militar, também receberão reforços, que proporcionarão uma atuação mais eficaz em relação ao aumento populacional registrado na temporada de verão.



Últimas Notícias