Projeto desenvolvido por professor estimula crianças a reciclar e arrecada fundo para aquisição de cadeiras de rodas



Postado em: 06/12/2018


O professor de Educação Física, Carlos Henrique Freitas, de São Sebastião, tem envolvido crianças da Escola Municipal “Prof. Dr. José Machado Rosa”, na Vila Amélia, região central da cidade, no processo de reciclagem de materiais. E isso ocorre de uma maneira divertida. Ele criou o projeto “Modelando Brinquedos”, que utiliza garrafas pets e outras embalagens na construção de brinquedos educativos. Além disso, lançou o “Cofre Solidário”, que arrecada lacres de latinhas e reverte em fundos para aquisição de cadeiras de rodas.

Na quarta-feira (5/12), o resultado desta arrecadação de lacre foi a doação de uma cadeira de rodas para o Lar Vicentino. “Muitas são as pessoas que necessitam de cadeiras de rodas no município e uma das formas de ajuda-las é através de ações solidárias, com este intuito o Projeto Modelando Brinquedos e Ideias, com o “Cofre Solidário”, busca minimizar esta necessidade”, contou o professor.

O “Cofre Solidário” (foto) é uma corrente de solidariedade que se apresenta em 4 fases distintas: através da coleta de garrafinhas pet de 600 ml e caçulinhas dos comércios das áreas alimentícias (restaurantes, bares e lanchonetes) parceiros do projeto; a confecção dos cofres devidamente rotulados é desenvolvido pelo projeto; a divulgação do projeto em escolas públicas e privadas, associações de bairros e comércios afins, bem como a distribuição dos “cofres solidários”; e a arrecadação destes cofres em pontos de coletas pré-estabelecidos, posteriormente vendidos os lacres e revertidos em cadeiras de rodas às pessoas atendidas por instituições filantrópicas.

O Projeto Modelando Brinquedos e Ideias já contribuiu com o Rotary Clube de São Sebastião e busca parcerias com outras instituições filantrópicas. O projeto piloto foi na E.M.Prof.Dr. José Machado Rosa, mas agora já existem outros pontos de coletas como Fatec São Sebastião, Restaurante TipTop, Emei Emilia Pinder “Peteleco”, Emei Beija Flor e EM Iraydes, Etec São Sebastião, Colégio Mestre e AMBEP. “Junte-se a nós, venha fazer parte deste projeto”, disse o professor.

Recentemente, o professor Carlos foi um dos premiados pela Secretaria de Educação por seu projeto e ganhou uma viagem aos Estados Unidos, onde apresentou o "Modelando Brinquedos" a crianças americanas. O telefone de contato (whats) do professor é o 12 98114-2412 e o projeto tem uma página no Facebook denominada "Modelando Brinquedos e Ideias".



Últimas Notícias