Matheus Martins/AACD

Prefeitura de São Sebastião e AACD firmam convênio para produção de produtos ortopédicos



Postado em: 02/12/2018


A Prefeitura de São Sebastião e a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) assinaram na última quinta-feira (29) um convênio para o fornecimento de  produtos ortopédicos, como próteses, órteses, cadeiras de rodas, goteiras e outros acessórios, fabricados na Oficina Ortopédica da instituição em São Paulo. Com valor anual de R$ 240 mil, até 400 produtos ortopédicos poderão ser entregues por mês ao município, atendendo até 180 pacientes em um ano

A assinatura do convênio aconteceu na sede da Instituição, em São Paulo, com a presença do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, do superintendente de operações da AACD, Emanuel Salvador Toscano, da superintendente de práticas assistenciais da AACD, Alice Rosa Ramos, além do secretario da Pessoa com Deficiência e Idoso, Ercílio de Souza. 

"Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa e sensibilidade de ofertar à população o serviço realizado pela AACD. É um orgulho poder participar disso", disse o superintendente de operações, Emanuel. O prefeito, que criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso em São Sebastião, celebrou a conquista. "É um momento histórico para a nossa cidade. Ficamos felizes por poder melhorar o atendimento das pessoas que precisam dessa atenção especial".

O objetivo do contrato é atender com mais rapidez as prescrições solicitadas e melhorar a qualidade de vida e eficiência do processo de reabilitação das pessoas com deficiência no município, além do fornecimento de equipamentos de tecnologia assertiva, como cadeira de rodas, cadeira de banho, órtese, prótese, adequações posturais e auxiliares.

De acordo com a Secretaria, com o convênio será possível atender toda a demanda de pedidos feitos pela rede municipal de atendimento à pessoa com deficiência que inclui o Centro de Reabilitação de Boiçucanga, da Topolândia, a SEPEDI e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Segundo a SEPEDI, são atendidas 1.600 pessoas nos Centros de Reabilitação da Costa Sul, da Topolândia, da APAE, Apoio Pedagógico, Passe Livre. Além disso, mais de mil pessoas com deficiência são atendidas em projetos e ações como Turismo de Aventura Especial, Projeto Asas Comunidade, Praia Acessível, Onda Azul, Oficina do Samba, Esporte Adaptado e Oficina de Acesso.

Nos Postos de Saúde da Família do município estão cadastradas 1.373 pessoas com deficiência, entre pessoas com deficiências física, auditiva, visual, intelectual, entre outras deficiências.

Ainda no Litoral Norte, as cidades de Ilhabela e Caraguatatuba já se beneficiam com convênios similares. Para a produção de alguns aparelhos, a AACD utiliza tecnologias avançadas que trazem precisão e reduzem tempo e material no processo de fabricação, como a captura do membro em 3D, que depois é adaptada na usinagem do molde.

Nova sede

Nesta segunda-feira (03/12) em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São Sebastião realiza a abertura oficial da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e inaugura a nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso. O novo local fica que fica na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812, no Porto Grande, região central da cidade.

AACD

A AACD possui em São Paulo a maior oficina ortopédica da América Latina, que produziu em 2017 mais de 27 mil órteses, próteses, coletes, capacetes, meios auxiliares de locomoção, adaptações para cadeira de rodas, palmilhas e sapatos ortopédicos. Somando a produção desta e das outras quatro oficinas que possui no Brasil em Recife (PE), Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e Osasco (SP), a AACD superou mais de 60 mil itens apenas no ano passado.

A entidade dispõe de uma infraestrutura completa, composta por um hospital ortopédico, centros de reabilitação, centro de diagnóstico e oficinas para fabricação de próteses e órteses dedicadas à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. A Instituição oferece atendimento especializado para pacientes de todas as idades, do SUS, particular e de convênios e conta, ainda, com a área de Educação e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País



Últimas Notícias