Dia da Consciência Negra é celebrado com diversas ações em São Sebastião



Postado em: 20/11/2013


São Sebastião - 20/11/2013 - O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em todo o País no dia 20 de novembro, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira; e no município diversas atividades estão programadas para comemorar esta data.

Escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1549.

Acompanhe a programação oficial e prestigie os eventos.

Exposição

O Departamento de Patrimônio Histórico do município preparou uma exposição rica em documentos da história da cultura afro na região, denominada “Muitas Memórias, Muitas Histórias da Cultura Afro na Construção da Cidade de São Sebastião”. A mostra será aberta nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 20 de dezembro na sede do Departamento, situado na Rua da Praia.

São importantes documentos históricos expostos e também suas transcrições feitas pela diretora do departamento Rosangela Dias da Ressurreição, como uma Carta de Alforria de 1836, dois Processos Crime de 1877 e 1824 e um Livro de Registro de Escravos de 1844 (da Fazenda Santana), além de 22 imagens fotográficas.

“A exposição tem a proposta de nos fazer pensar numa cidade resultante de uma obra de muitas mãos, brancas e negras, onde o material reunido demonstra a riqueza da diversidade, da multiplicidade e pluralidade desta composição”, disse. “A intenção é valorizar os sujeitos históricos presentes na cultura local, como a cultura, aqui tomada como expressão de todas as dimensões da vida, incluindo valores, sentimentos, emoções, hábitos, costumes, associadas a diferentes tipos de realidade e que versam sobre a cultura afro na música dança, culinária e religiosidade”, enfatizou a diretora.

Marcha

Pelo segundo ano consecutivo a ONG Acubalin – Associação de Cultura Banto do Litoral Norte Paulista realizará a “Marcha a Zumbi dos Palmares” em celebração ao Dia da Consciência Negra.

A concentração será às 19h30, do próprio dia 20, na Praça Almirante Barroso, em frente ao Tebar Praia Clube, de onde sairá pelas ruas do Centro Histórico até a Praça de Eventos do Complexo Turístico da Rua da Praia, onde serão realizadas outras manifestações de origem afro.

Anfiteatro

A partir das 20h, do sábado (23), o palco do Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia receberá uma kisomba (grande festa) de arte e cultura afro aberta ao público. Haverá a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos Assessores das Oficinas Culturais de Capoeira, como a de Maculelê, o Samba de Roda e da própria Capoeira, numa roda coordenada por mestre Noel, Alex e Marcelo (Bonga) além da participação especial do Grupo Guadalquivir, de Martine Blain, com coreografia de Maracatu.

Costa Sul

A Praça do Pôr-do-Sol em Boiçucanga, na Costa Sul, comemorará a data no sábado entre 16h e 20h com muita música, dança e festa. Às 16h, a banda de MPB “Batatas Podres” apresentará um cardápio de músicas que remetem ao tema; às 17h a bailarina Letícia Andra (da Cia. de Dança Okun – Dança Contemporânea e Jazz) apresentará a coreografia “Oxum”;  às 17h30, o grupo, ainda em formação, de Maracatu das Oficinas Culturais e a  comunidade apresentarão “Toques de Maracatu”; às 18h será a vez da Roda de Capoeira do grupo da ‘Academia de Capoeira Angola Raiz Negra’, formado a partir das Oficinas Culturais da Sectur a entrar em cena.

A noite promete ser animada com essas e outras diversas atividades, todas elas elaboradas especialmente para celebrar o tema em pauta: A Consciência Negra.



Últimas Notícias