Em Ilhabela, campanha Novembro Azul monta "tenda educativa" sobre prevenção ao câncer de próstata



Postado em: 12/11/2018


Dentro da campanha "Novembro Azul", que visa chamar à atenção quanto a saúde do homem, a  Secretaria de Saúde de Ilhabela, por meio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), montará uma Tenda Educativa, no bairro do Perequê. As atividades começarão na próxima quarta-feira (14/11), das 8h30 às 13h, e continuarão até o fim deste mês, no mesmo dia da semana.

No local, os visitantes receberão informações importantes sobre prevenção e detecção precoce do Câncer de Próstata, contarão com profissionais do Nasf para sanar dúvidas e orientar sobre sinais e sintomas da doença, alimentação saudável e importância de atividades físicas; além disso, poderão aferir pressão arterial e realizar teste de diabetes.

Câncer de Próstata

Entre os homens, o Câncer de Próstata é o segundo tumor que mais causa morte no Brasil. Por isso, é de grande importância ser identificado de forma precoce, pois há mais chances de curá-lo. Os primeiros sinais do câncer podem passar despercebidos, e muitos dos sintomas acabam sendo confundidos com outras doenças. Os nove sinais que nenhum homem deve ignorar

1.Dificuldade de urinar: Este sintoma é facilmente confundido com infecção urinária.

O homem que tem Câncer de Próstata pode sentir desconforto, coceira, além de demorar a conseguir urinar.

2.Aumento da frequência urinária: Há um grande aumento na vontade de urinar, principalmente à noite. Este sintoma pode ser confundido com o diabetes, cuidado!

3.Dores na região lombar: É muito comum sentir dores na região inferior das costas. Muitas vezes, essas dores são associadas à dores musculares e acabam não tendo a importância devida. Faça um exame médico caso as dores na região lombar se estendam até as coxas e quadris.

4.Dores na uretra: Há dores intensas na uretra e bexiga com sensação de queimação. A dor é parecida com a que se sente quando a urina é presa,

5.Diminuição da força da urina: Há uma grande dificuldade em conseguir terminar de urinar. Este sintoma também é confundido com a infecção urinária.

6.Dores nas costas enquanto se faz xixi: Este é um sintoma bem comum e a dor é intensa.

7.Sangue nos fluídos: Devido à presença de sangue, é notável a mudança da cor da urina, da pré-ejaculação e do sêmen.

8.Dificuldades durante o sexo: O câncer de próstata provoca dores intensas na hora da ejaculação e grande dificuldade de ereção.

9.Dores nos ossos: Devido à presença de células malignas no organismo, ocorrem inflamações pelo corpo que provocam dores intensas nos ossos e nas articulações. Sentir dores nas coxas, costas e pelve é muito comum e bastante confundida com a dor no nervo ciático,

Diante dos sintomas, a recomendação da Nasf é procurar um médico, visto ser muito importante investigar as causas

Serviço: A Tenda Educativa ficará na praça da Avenida Princesa Isabel, altura do nº 1218, no Perequê, próximo ao Supermercado do Frade.



Últimas Notícias