Escola de São Sebastião desenvolve projeto "Alunos Extraordinários" e leva estudantes para conhecer asilo



Postado em: 08/11/2018


Os estudantes de 7º ano da Escola Municipal da Topolândia, região central de São Sebastião, visitaram esta semana o Lar Vicentino para a prática do projeto “Alunos Extraordinários”, idealizado pela professora Carla Araujo Freitas Aguiar. O projeto tem como base o livro “Extraordinário”, de R.J. Palacio.

O livro conta a história de um garoto que nasceu com uma síndrome genética, cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. “Ele inicia o quinto ano e tem uma missão nada fácil: convencer os colegas de que apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros”

Os alunos ficaram sensibilizados com o enredo e assim a educadora juntamente com coordenação pedagógica fizeram a parceria com o Lar Vicentino para realizarem o encontro entre as gerações. Foram trabalhadas diversas atividades em sala de aula como o estudo do Estatuto do Idoso, conversa informal sobre valores humanos, como responsabilidade, respeito, amizade e solidariedade; reflexão dos preceitos abordados na história, elaboração de peças teatrais, tudo sempre relacionado com o livro que tem como tema central saber respeitar às diferenças, valorizar as amizades e, em especial, a dos idosos. "Os alunos puderam vivenciar na prática o que é ser idoso. Colocamos pesos no corpo, dificultamos a visão, a audição e o tato", explicou a professora

“Esta atividade é muito significativa para os nossos alunos e por isso faz parte do Projeto Político Pedagógico. Além disso, a sala do EAPE da nossa escola também está desenvolvendo diversas ações voltadas à inclusão e o respeito às diferenças”, diz a coordenadora Rosangela da Silva Paz, 

A assistente social Ana Carolina explicou aos alunos a história e o trabalho que é desenvolvido pelo Lar Vicentino. “Ficamos muito felizes com essa vivência dos idosos, pois eles se sentem valorizados”, completou  Carolina. Os alunos proporcionaram um delicioso café da tarde e ao final da visita entregaram produtos de higiene que foram arrecadados (fraldas geriátricas, lenços umedecidos, sabonete, etc.) e um kit individual para cada idoso.



Últimas Notícias