Célia Santos/Divulgação

Casa Brasileira promove curso "Mundo Feminino: corpo, cultura e poder"



Postado em: 06/11/2018


Com novas datas e horário, a Casa Brasileira inicia nesta quarta (7/11) o curso "Mundo Feminino: Corpo, Cultura e Poder", um olhar  acerca da dimensão do feminino e sua construção cultural ao longo da história e no mundo contemporâneo. O curso será ministrado pela psicóloga Márcia Guimarães e pela antropóloga Janaína de Figueiredo.

Serão quatro encontros temáticos de duas horas de duração, nos dias07, 14, 21 e 28 de novembro, das 19h às 21h,  em módulos que vão abordar os  estudos sobre corpo, gênero e sexualidade. O curso pretende criar um espaço de conhecimento, diálogo e reflexão sobre pactos femininos, abordar a história das deusas, o conceito de sagrado feminino, as origens da dominação masculina e as questões atuais sobre o empoderamento da mulher.

Segundo Márcia Guimarães, “o diálogo sobre experiências que envolvam opressões marcadas por gênero deve levar em conta a história e a cultura”. O curso "Mundo Feminino: Corpo, Cultura e Poder"  é aberto a mulheres e homens, jovens e adultos, que tenham interesse nos estudos de gênero. Márcia Guimarães é psicóloga com atendimento clínico a mulheres vítimas de violência. Integra o Conselho da Condição Feminina de São Sebastião e o Comitê de Vigilância à Violência no município.

Janaína de Figueiredo é doutora em Antropologia, escritora,  pesquisadora  do CNPq sobre relações raciais,  memória, identidade e imaginário  e integra o grupo Azania de pesquisas em cultura, gênero e sexualidade da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos socioeducativos da Acubalin.

Serviço:   

Mundo Feminino: Corpo, Cultura e Poder | Inscrição:  R$  60,00

Início:  07/11/2018   até 28/11 |   Horário:  das  19h às 21h –  sempre às 4ª.s feiras

Local:  Casa Brasileira |  Av. Dr. Altino Arantes, 80 – Centro – São Sebastião-SP

Informações e inscrições na Casa Brasileira ou pelo Event brite (11) 9 98388794



Últimas Notícias