Luís Gava/PMC

Greve de motoristas da Praiamar reduz para 60% frota de ônibus em Caraguá



Postado em: 05/11/2018


A frota de ônibus da empresa Praiamar, responsável pelo transporte coletivo em Caraguatatuba, opera, desde a manhã desta segunda-feira (5), com 60% de sua capacidade em função da greve de seus motoristas. Este foi o percentual exigido pela Justiça. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviário, Urbano, Cargas, Anexo e Diferenciado do Litoral Norte (STTRUCAD).

De acordo com Francisco Israel, presidente do STTRUCAD, a categoria obedece ao percentual definido pela Justiça e a greve ocorre por tempo indeterminado. “A empresa não ofereceu qualquer reajuste e agora quer nos dar 1,6%, o que não aceitamos”.

Os motoristas recebem salário de R$ 1.548,04, 22% a menos do que a média salarial dos contratados para a mesma função em outros setores, como construção civil. “Queremos a equiparação”, afirmou o sindicalista.

 Prefeitura

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de nota, informou que desde às 4 da manhã acompanha o movimento grevista. “A equipe do Setor de Transportes, ligada a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, tem circulado em diversos pontos da cidade fiscalizando se a determinação por parte do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas vem sendo cumprida, ou seja, se 60% da frota da empresa de transporte coletivo está circulando”.

 De acordo com a nota, nesta fiscalização foram identificadas algumas ocorrências de esvaziamento de pneus em alguns ônibus para que os mesmos não possam circular. As autoridades policiais já foram acionadas para providências.

A Prefeitura de Caraguatatuba esclarece ainda que continua acompanhando o movimento e ressalta que qualquer anormalidade que seja identificada, medidas jurídicas emergenciais serão tomadas pela administração para garantir o funcionamento do transporte coletivo na cidade e evitar um maior prejuízo aos usuários.

A administração finaliza informando que a negociação salarial da empresa com seus motoristas não tem reflexo direto nenhum com as negociações tarifárias.



Últimas Notícias