JC Curtis/Fundacc

12º Litoral Encena prossegue até domingo com 20 apresentações em Caraguá



Postado em: 01/11/2018


Começa nesta quinta-feira (01) e prossegue até domingo (4) a 12ª edição do Litoral Encena. O festival conta com 20 atrações de teatro de rua, teatro de bonecos, circo, intervenção e dança.

A abertura do festival está prevista para as 19h na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Pouco antes, às 18h, um cortejo parte da Praça Diógenes Ribeiro de Lima em direção ao Coreto, com o grupo Maracatu de Baque Virado mais artistas e artesãos locais para celebrar a abertura do evento.

O Litoral Encena é uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Secretaria de Estado da Cultura e organização social da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Com a missão de fomentar a produção artística de maneira democrática e gratuita, o Litoral Encena oferece para a população produtos culturais de qualidade com o intuito de consolidar uma política de cultura democrática na região, envolver a população e trazê-la ao encontro da arte.

As apresentações gratuitas ocorrem no Teatro Mario Covas e na Praça Dr. Cândido Mota.

Programação

1º/11 – Quinta-Feira

17h30 – Concentração do Cortejo 'Maracatu de Baque Virado e Artistas'

  • Praça Diógenes Ribeiro de Lima

18h – Saída do Cortejo 'Maracatu de Baque Virado e Artistas'

19h – Abertura Oficial do Litoral Encena

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

20h – Teatro de Rua 'As Presepadas de Damião' – Damião e Cia

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

As Presepadas de Damião trata sobre como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo, é um espetáculo de rua baseado em contos populares sobre como enganar a morte. Na trama, Damião, homem pobre e amigo da vadiagem, tem seu destino transformado ao ser visitado por dois misteriosos viajantes – a Virgem Maria e seu filho Jesus Cristo.

21h – Teatro 'Silêncio.Doc' – Marcelo Varzea

  • Teatro Mario Covas

O monólogo dá voz a um homem tentando se recompor e decifrar enigmas após sofrer uma repentina separação amorosa. Com muito humor, o personagem revela ao público seu fluxo de pensamento compulsivo, enquanto discorre sobre todas as suas conjecturas, alternando a consciência da situação ora patética, ora dolorosa.

2/11 – Sexta-Feira

18h – Teatro de Rua 'Em Busca do Snark Invisível' – Magnolia Cultural

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

O espetáculo retrata a saga de uma tripulação que deseja derrotar uma criatura desconhecida. Fala principalmente sobre o medo infantil, além de outros temas importantes às crianças.

19h – Intervenção '10 Minutos Para Você - Uma Performance Afetiva' – Cia Uma

  • Praça Dr. Cândido Mota

Formado por seis intervenções relacionais que acontecem de formas simultâneas e complementares criando um arquipélago de pequenas ilhas de afetividade. O público é recebido um a um e pode escolher livremente seu caminho de participação entre as performances.

20h – Espetáculo de Dança 'Colheita' – Corpo de Baile de Caraguatuba

  • Teatro Mario Covas

O espetáculo trata dos conflitos gerados na vida urbana, da interdependência do outro na formação do ser individual e, principalmente, a questão da alteridade na vida humana, fazendo o público refletir sobre se colocar no lugar do outro, além enxergar o próximo com alguém que contribui em minha formação.

21h – Dança de Rua 'Danças Urbanas' – Núcleo Manifesto

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

21h30 – Teatro de Bonecos 'Cocô de Passarinho' – Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

A montagem conta a história dos poucos moradores de uma nova vila que se encontram todos os dias na praça, mas não têm muito que falar. Suas vidas monótonas e sem perspectivas são transformadas por um problema que enfrentam todos os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças.

22h e 00h – Teatro 'Noites no Museu' – Coletivo Teatral Saturnália

  •  Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)

A peça percorre as instalações do museu, utilizando-as como um palco vivo e conta de forma original e criativa as famosas lendas da cidade, Corpo Seco, Lobisomem e Menino Porá.

3/11 – Sábado

18h – Teatro de Mamulengo 'Simão e o Boi Pintadinho' – Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

O coronel Vicente Pompeu vai realizar uma grande comemoração para celebrar o noivado de sua filha Rosinha. Ele chama seu braço direito, Simão, para ajudar. O coronel quer a festa seja uma grande folia brasileira. Mas um Gringo e um Político querem modificar tudo para colocar coisas mais "modernas" e atacar o Boi Pintadinho, a principal figura da brincadeira.

19h – Espetáculo de Dança 'A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica' – Companhia de Danças de Diadema

  •  Teatro Mario Covas

Mostra a fabulosa aventura de uma mão que, fascinada por movimentos, parte à descoberta do corpo. Pouco a pouco se torna uma verdadeira colecionadora de gestos. Uma sinfonia lúdica composta de movimento, som e luz, que nos faz mergulhar num mundo feito poesia.

19h – Teatro de Lambe-Lambe 'Baús do Tesouro' – Cia. Artística Avenida Lamparina

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

Três piratas atrapalhados estão à procura do norte, onde deverão aportar em busca do maior de todos os tesouros. Mas, antes, mostram suas monstruosas, cavernosas e indeglutíveis histórias a quem tiver coragem de espiar.

19h30 – Intervenção 'Naïfs' – Daiane Baumgartner e João Sobral

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

Depois da perda de seu marido, Violeta vai para a casa de seus filhos levando tudo o que tem. Na estação de trem encontra Antonio Bento, um músico de rua e inventor que passa seus dias ali na estação, entre chegadas e partidas.

 

20h – Contação de História 'Nhá Rita e Leco Borba - Contação de Causo'

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

20h30 – Espetáculo de Dança 'Danças Urbanas' – RT Dança de Rua/Dual Dance

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

21h – Teatro de Rua 'A Pereira da Tia Miséria' – Núcleo Ás de Paus

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

A Fome personificou-se em uma criança nascida da miséria e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada.

 

4/11 – Domingo

18h – Espetáculo de Dança 'Abissal' – iN SAiO Cia. de Arte

  • Teatro Mario Covas

Neste espetáculo cada artista desenvolve seus padrões corporais numa construção poética de profundidades individuais, criando e recriando justificativas para os nossos padrões artísticos instintivos. O público assiste aos momentos de ida e volta às zonas alcançadas, que trazem imagens como finitude, resistência, perversidade, feminino, opressão, atritos, num ambiente essencialmente denso.

18h – Espetáculo de Dança 'Danças Urbanas' – Geração Futuro

  •  Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

18h30 – Teatro de Bonecos 'Menino Coragem' – Cia. Articularte

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

Um menino e sua irmã se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada, enfrentam situações estranhas, perigosas e também divertidas. Com muita coragem, eles serão obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas até chegarem a uma nova terra, onde terão que se adaptar à vida daquele povoado.

20h – Espetáculo Circense 'Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co vô? – Circo Navegador

  • Praça Dr. Cândido Mota (Coreto)

Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, este personagem provoca o público para uma vivência divertida e "descompromissada", por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância.

 



Últimas Notícias