Cláudio Gomes/PMC

Movimento deve ser intenso nos cemitérios da região no Dia de Finados



Postado em: 01/11/2018


Os cemitérios das cidades do Litoral Norte, como ocorre tradicionalmente, devem ter um movimento intenso no Dia de Finados. As prefeituras trabalham na manutenção dos espaços e mantêm a preocupação no combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Caraguatatuba

O Cemitério Municipal Recanto das Flores, localizado no Bairro Indaiá, ficará aberto ao público no Dia de Finados, das 7h às 18h. A administração do cemitério estima que cerca de cinco mil pessoas visitem o local.

Durante a semana passada, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) executou roçada, capina, pintura e limpeza do Cemitério. O salão de velórios e a capela foram reformados, com troca de pisos, reparos ferais e nova pintura.

Durante a visitação, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, farão uma ação, recomendando cuidados para evitar a proliferação da dengue: as pessoas não devem levar vasos de plantas enrolados com celofane e outros materiais impermeáveis. Não devem também utilizar qualquer material que acumule água.

O Setor de Fiscalização do Comércio credenciou 12 comerciantes de flores e velas.  Desses, 11 vão trabalhar no Cemitério Municipal e um no Cemitério Bela Vista, no Getuba. Uma equipe estará no local para vistoriar a comercialização desses produtos.

 Ilhabela

No Arquipélago, a expectativa é também de que um grande público passe pelo Cemitério Municipal para homenagear seus entes queridos já falecidos. Equipes da Vigilância Epidemiológica vão estar no cemitério e percorrer diversos pontos da cidade no sentido de orientar a população sobre as precauções para se evitar a proliferação do Aedes aegypti.

São Sebastião

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, além da manutenção e conservação rotineiras, procedeu alguns ajustes para melhor atender as pessoas que vão comparecer ao cemitério no Dia de Finados, na próxima sexta-feira (2).

Foi feita uma pintura geral, além da limpeza geral nas vielas do Cemitério do Centro e também dos localizados na Costa Sul. Os cemitérios ficarão abertos das 6h às 17h.

Segundo a Prefeitura, os locais são vistoriados e monitorados ao longo do ano para o combate à dengue. Os visitantes devem tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Os vasos devem ter furos para escoamento da água. As flores devem ser depositadas sem o invólucro de plástico celofane, material que favorece o acúmulo de água. Os suportes para os vasos também propiciam o acúmulo de água e devem ser eliminados. O nível de areia dos vasos deve ser mantido até a borda.

Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba está promovendo ações de limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade.

No cemitério Santa Cruz, no Centro, está ocorrendo a limpeza e manutenção interna, que deve ser concluída ainda nesta quinta-feira (01).

Para os familiares que desejarem preparar o túmulo das famílias para a data, podem comparecer ao local das 07h às 17h. De acordo com informações do responsável pela manutenção dos cemitérios, esta semana não é permitido construção, apenas pequenos reparos tais como pintura e limpeza em geral.

No dia de Finados, o escritório (Centro) funcionará das 07h às 12h e das 14h às 17h - para informações. Já para visitação, o horário disponível é das 7h às 17h sem interrupção.



Últimas Notícias