Cláudio Gomes/PMC

Caraguá intensifica monitoramento em áreas de risco devido ao volume de chuva



Postado em: 28/10/2018


A Prefeitura de Caraguatatuba intensificou o monitoramento das áreas de risco da cidade, devido ao grande volume de chuvas nos últimos dias e a possibilidade de ressaca na região. A praia da Tabatinga (Norte) é a área que vem registrando o maior volume de águas pluviais, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), com um acumulado de 62.93 em 4 dias.

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) já enviou uma solicitação à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), para obter autorização para nova intervenção na lagoa Azul, no bairro Capricórnio, também na região Norte. Com a maré alta e as chuvas intensas, o nível da lagoa sobe, causando alagamento em toda a região. O trabalho da Sesep é de romper a barreira de areia entre a lagoa e o mar, para que o excesso de água extravase, evitando assim alagamentos.

Com o mesmo objetivo, desde o início da semana, a Sesep também trabalha no desassoreamento do rio Tabatinga, com auxílio de uma máquina PC. Os trabalhos devem prosseguir por mais 10 dias até que as margens do córrego estejam limpas e a drenagem esteja normalizada.

Outro trabalho realizado diariamente pela Sesep é o de limpeza de galerias de águas pluvias, com o objetivo de aumentar a drenagem, evitando enchentes. Tanto a Defesa Civil quanto as secretarias que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil-PPDC estão atentos, acompanhando a situação no município.

Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil: 199



Últimas Notícias