Tamar celebra 28 anos em Ubatuba com soltura de tartaruga e Corrida de Canoas “Amigo Pescador”



Postado em: 19/10/2018


Para celebrar os 28 anos de atuação na conservação das tartaruga marinhas em Ubatuba e a parceria com os pescadores da região, o Projeto Tamar realizará a VIII Corrida de Canoas “Amigo Pescador” neste domingo (21/10), na praia da Picinguaba, a partir das 9h, com apoio da AARCCA – Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara. O público também pode participar da soltura de uma tartaruga-verde reabilitada.

Diferente das demais corridas de canoas realizadas atualmente em Ubatuba, a "Amigo Pescador" se destaca por se tratar de uma corrida de longa distância, onde os remadores da categoria quatro remos percorrem um trajeto de 10km. Os remadores têm cumprido o trajeto em cerca de 1 hora e 15 minutos, mas a duração da prova depende das condições climáticas, especialmente ventos e correntes. Também acontecem provas nas categorias 2 remos infantil e 2 remos feminino.

Conservação e Pesquisa de Tartarugas Marinhas 

O trabalho de conservação e pesquisa voltado à interação das tartarugas com a pesca em Ubatuba foi iniciado em 1990, com um levantamento que identificou diversas modalidades que capturam tartarugas incidentalmente no município. Pouco a pouco, foi estabelecida uma parceria com os pescadores artesanais locais, que voluntariamente passaram a informar ao Tamar sobre as capturas de tartarugas e sobre o funcionamento das pescarias. A partir deste esforço conjunto, já foram devolvidas vivas ao mar mais de 12,6 mil tartarugas capturadas incidentalmente na pesca nestes 28 anos de existência do Tamar em Ubatuba.

“Com as informações coletadas foi possível identificar e conhecer o funcionamento das pescarias que causam mortalidade destes animais no município e estudar formas de reduzir as capturas das tartarugas, contando com apoio dos pescadores", conta a coordenadora do TAMAR Ubatuba, Berenice Gomes. A proposta de evitar a pesca com redes de emalhe durante o dia, próximas às costeiras, praticando-a somente à noite, vem sendo divulgada aos pescadores e bem aceita, mostrando-se uma prática efetiva para reduzir a mortalidade da tartaruga-verde, sem prejuízos para a atividade pesqueira.

Educação Ambiental no Centro de Visitantes

No Centro de Visitantes, que é um Museu da Tartaruga Marinha, mais de 2 milhões de pessoas, entre moradores locais, estudantes e turistas, já tiveram a oportunidade de conhecer de perto as tartarugas, aprendendo um pouco sobre a biologia destas espécies, sobre as atividades humanas que as ameaçam e como ajudar a protegê-las.

O Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-Tamar é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

Serviço

VIII Corrida de Canoas “Amigo Pescador”

Data: 21 de outubro

Local: Praia da Picinguaba

Horário: a partir das 9h

 

Projeto TAMAR | Ubatuba – SP

Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá

Tel.: (12) 3832 6202 | 3832 7014

tamaruba@tamar.org.br

Domingo, segunda, terça e quinta, aberto das 10 às 18 horas.

Quarta-feira é fechado para manutenção dos tanques

Sextas, sábados e feriados nacionais, aberto das 10 às 20 horas.

Durante as férias escolares, aberto diariamente (inclusive quartas-feiras) das 10 às 20 horas

ENTRADA:

 Adultos - R$ 20,00;

 Crianças acima de 1,20m, Professores, Estudantes (com documento comprobatório) R$10,00;

Crianças abaixo de 1,20m e adultos maiores de 60 anos - não pagam;

Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.



Últimas Notícias