Celso Moraes/PMSS

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros promovem capacitação de voluntários da Brigada Municipal de combate a incêndios florestais



Postado em: 15/10/2018


A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros promoveram em conjunto uma capacitação de combate a incêndios florestais para voluntários que fazem parte do Projeto "Brigada Municipal". O projeto integra o termo de acordo para a restauração florestal de áreas degradadas do município.

O objetivo da ação é capacitar brigadistas voluntários, para trabalharem em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em casos de incêndios florestais, visando a preservação do Meio Ambiente. Cerca de 30 voluntários estiveram presentes na capacitação, onde foram ministradas técnicas de primeiros socorros, formas de combate a incêndio em vegetação e demonstração de equipamentos utilizados em combates a incêndios florestais. 

"O projeto foi iniciado em meados de junho, onde voluntários se inscreveram, para atuar em conjunto em decorrência de incêndio em vegetação, da qual, são coisas bem constantes na região, por vezes a demanda é alta. A idéia é pegar voluntários, capacitá-los, cadastrá-los e ver de que forma eles vão conseguir nos ajudar", explicou o tenente André Luna Smidi, comandante do Corpo de Bombeiros na cidade.

De acordo com o chefe operacional da Defesa Civil, Wagner Barroso, o projeto é de grande importância para o município. "Está sendo um passo a mais que a cidade está dando em sua resiliência para atender as emergências. É um plano piloto, aqui no Litoral não tem uma brigada de incêndios florestais, e o município precisa, pois na época de estiagem temos muitas ocorrências de incêndios florestais". "Esse projeto é uma oportunidade para todos nós cuidarmos de um patrimônio que é nosso, o curso vai contribuir muito para o meu entendimento, do que fazer em situações de incêndio a outras ocorrências", contou a voluntária Elaine Cristina Ferreira Lima.

O Radar Litoral já publicou diversas matérias de ocorrências de queimadas e incêndios florestais na cidade. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros em São Sebastião, tenente André Smidi, situações comuns especialmente durante outuno/inverno devido ao clima seco. Uma simples bituca de cigarro é capaz de provocar uma grande queimada.

Desta maneira, o Corpo de Bombeiros em parceria com a Defesa Civil Municipal iniciou o programa "Brigadista Voluntarios". O telefone para emergências é um 193.



Últimas Notícias