Ônibus do GAPC visita Ilhabela com informações e atendimento a mulheres na campanha Outubro Rosa



Postado em: 11/10/2018


Nem mesmo a chuva impediu que as mulheres estivessem na Praça Allan Kardec, na Barra Velha, em Ilhabela, nesta quinta-feira (11), para conhecerem o ônibus consultório do GAPC  (Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer), de São José dos Camposl. No local, muitas informações sobre a campanha Outubro Rosa.

Equipes da UBS (Unidade Básica de Saúde), e da secretaria, juntos com a equipe do  GAPC (Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer), orientaram sobre a prevenção do câncer de mama, prestaram atendimento de serviço social, fizeram o acolhimento psicológico e abordaram assuntos sobre alimentação saudável. Houve ainda avaliação odontológica, com orientações sobre o câncer de boca, orientações ainda sobre os procedimentos do autoexame (palpação das mamas), e  testes rápidos.

Os trabalhos contaram, ainda, com a participação do Polo de Beleza do Fundo Social de Solidariedade, com esmaltação e cortes de cabelos para doação.

Programação

A Campanha “Outubro Rosa” prosseguirá em todas as UBSs do município até o final do mês. Nesta quinta,  até às 19h, as atividades serão desenvolvidas na unidade do Perequê, onde as moradoras do bairro poderão passar por consultas com a equipe de enfermagem; fazer testagens rápidas com a equipe técnica; participar das rodas de conversa sobre climatério, menopausa, identificação de ações suicidas e prevenção de suicídio, detecção precoce de câncer de mama e autoexame das mamas entre outros assuntos. Além disso, as mulheres serão atendidas pela equipe do Polo de Beleza, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade.

No dia 15, a programação será nas unidades básicas do Itaquanduba, onde a população feminina poderá participar, das 8h às 11h30, de rodas de conversa sobre planejamento familiar; todos juntos contra o câncer de mama e autoexame das mamas e empoderamento feminino. Haverá ainda consulta da mulher com a equipe médica e de enfermagem e testagens rápidas. Já das 14h às 20h, haverá alongamento e orientações sobre práticas físicas com profissionais de Educação Física; consultas da mulher com equipe médica e de enfermagem, além do Polo de Beleza, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade.

Na Barra Velha, das 8h às 12h do dia 17 de outubro, a UBS proporcionará ao público feminino consultas da mulher com equipe médica e de enfermagem; rodas de conversas com nutricionista, psicóloga, educador físico e fisioterapeuta. No mesmo dia, no bairro da Armação, as mulheres poderão passar por consulta com a equipe médica e de enfermagem bem como participar da roda de conversa das 8h às 14h, quando terá início as atividades do Polo de Beleza, do Fundo Social.

No dia 18, na Costa Sul, as ações terão início com rodas de conversas sobre nutrição e alimentação saudável às 9h; câncer de mama às 13h e empoderamento das mulheres às 15h. Estão previstos, ainda, atividades físicas, consultas com a equipe de enfermagem e testagens rápidas, a partir das 11h.

A UBS do Alto da Barra Velha também proporcionará à comunidade uma programação especial no dia 19, com rodas de conversas sobre o câncer de mama, às 9h; empoderamento e autoestima, às 10h e alimentação saudável, às 14h. Haverá ainda atividades físicas a partir das 11h, com educador físico; consulta da mulher com equipe médica e de enfermagem e atividades dos Agentes Comunitários de Saúde nos intervalos.

A Vila terá sua programação no dia 22 de outubro, das 17h às 21h, com consulta da mulher com equipe médica e de enfermagem; testagens rápidas e rodas de conversas sobre detecção precoce de câncer de mama e autoestima, além de orientação nutricional e polo de beleza. A programação nas UBS’s termina no dia 26, na Água Branca, com ações das 14h às 17h. Entre as atividades, rodas de conversas e aulas de auto-maquiagem e make pelo Fundo Social de Solidariedade.

Caminhada

A 2ª Caminhada “Ilhabela contra o Câncer de Mama” promete agitar a Ilha por mais de cinco horas no próximo dia 20, com concentração a partir das 8h, na Praça Allan Kardec, na Barra Velha, com destino à Praia do Perequê.  Antes da largada, haverá uma sessão de alongamento para um público estimado em 200 pessoas. Além da caminhada, haverá ainda outras atividades, como funcional, passeio de caiaque e canoa havaiana, dança com a Melhor Idade, massagem com equipe de enfermagem, aplicação de ventosas com equipe de fisioterapeuta e coleta de cabelo para doação à entidade especializada em confecção de perucas e corte de cabelo por colaboradores do Fundo Social.

Na ocasião, o público poderá conferir de perto alguns assuntos nos estandes educativos que abordarão os temas: infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, câncer de mama e o uso racional, armazenamento e descarte de medicamentos.



Últimas Notícias