Divulgação/Assessoria

Deputado Edmir Chedid cobra ação emergencial da Dersa para manter balsa em operação



Postado em: 10/10/2018


O deputado Edmir Chedid (DEM) cobrou uma ação emergencial do governo do Estado para evitar que a população continue sendo penalizada por paralisações da balsa em Ilhabela.

Os trabalhadores da empresa que opera o serviço ameaçam iniciar uma greve por melhores salários e condições de trabalho. Mas, segundo a Dersa, o protesto foi descartado após uma reunião entre representantes da empresa e dos sindicatos da categoria.

“A balsa é o único meio de transporte entre as duas cidades”, disse o deputado nesta quarta-feira (10), em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa. “Cerca de 8.000 pessoas fazem a travessia diariamente para estudar, trabalhar, para turismo.”

Chedid lembrou que a população já vem sofrendo uma série de transtornos por problemas de manutenção na balsa, afetando o deslocamento de trabalhadores entre as duas cidades, o comércio e o turismo. Na terça-feira (09), só tínhamos duas balsas funcionando. Já tivemos acidentes ali por falta de manutenção. É uma tragédia anunciada.Não podemos aceitar esse descaso do governo. É vergonhoso.”

 Feriado
De acordo com o deputado, os impactos de uma possível paralisação das balsas nesta quinta-feira seriam potencializados pelo feriado prolongado, quando milhares de turistas devem visitar a ilha. “Que o governo alugue balsa, se for preciso. Ele tem que fazer o seu papel. Tem gente que não pode estudar porque não tem balsa. Não pode trabalhar porque não tem balsa”, acrescentou.

A travessia entre Ilhabela e São Sebastião é de responsabilidade da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).  Atualmente, o serviço é prestado por uma empresa terceirizada, a Internacional Marítima.

Edmir Chedid lembrou que o governador Márcio França, que disputa a reeleição, sempre se apresentou como um defensor do turismo. “Agora, é governador e não toma nenhuma providência”, disse o deputado. “Espero que a Secretaria de Transportes, a Dersa, o senhor governador possam resolver de uma vez por todas o problema da balsa.”

O deputado foi reeleito para o sétimo mandato com 135.991 votos. No Litoral Norte, sua maior votação foi justamente em Ilhabela, com 1.445 votos.

Dersa

Por meio de nota, a Dersa por meio de nota, informou que se reuniu com representantes de dois sindicatos dos marítimos e que a possibilidade de uma "operação tararuga" foi descartada. Com relação às balsas, a empresa afirmou que "todas as embarcações da Companhia passam por constantes manutenções preventivas, são fiscalizadas periodicamente pela própria Marinha e, portanto, estão operando devidamente certificadas".

 

 



Últimas Notícias