Radar Litoral

Sindmestres aponta problemas nas balsas e não descarta operação reduzida durante o feriadão



Postado em: 08/10/2018


O Sindmestres - Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e Contra-Mestres de Transportes Marítimos iniciou, nesta segunda-feira (8/10), a distribuição de panfleto com as principais reivindicações dos trabalhadores da travessia de balsa São Sebastião-Ilhabela e não descarta a redução da operação no período do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, entre quinta (11/10) e domingo (14/10). De acordo com o sindicato, caso as reivindicações não sejam atendidas, haverá "Operação Tartaruga", com apenas duas balsas de hora em hora. O Radar Litoral entrevistou nesta tarde o presidente do Sindmestres, Valter Martins Ramos, que falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores. A Dersa emitiu uma nota oficial sobre o assunto, na qual salienta que não foi comunicada sobre uma possível paralisação. 

Valter Ramos disse que haverá uma assembleia geral extraordinária e que o diretor de operações da Dersa convocou todos os sindicatos para uma reunião nesta terça (9/10), às 14h. "Descaso com as embarcações, são quatro motores só dois trabalham, e no final de tudo quem responde é o comandante da embarcação", salienta o presidente do sindicato. 

Entre as reivindicações estão: pagamento de salários de acordo com a tabela da categoria e acordos coletivos; cumprimento de intervalos de interjornada; manutenção imediata das embarcações e flutuante de Ilhabela; cadeiras para os comandantes (atualmente sentam em barreiras ou bancos velhos e quebrados); fornecimento de uniformes, agasalhos e capas de chuva; fornecimento de EPIs para marinheiros de máquinas e óculos escuros para marinheiros de convés; pagamento de periculosidade de 30% sobre o salário base para todos.

O panfleto distribuído pelo sindicato com as principais reivindicações da categoria

Dersa

Em nota, a DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A informa que até o momento não foi comunicada pelo sindicato da categoria sobre qualquer movimento de paralisação na Travessia São Sebastião/Ilhabela, que segue operando normalmente. A companhia irá notificar a empresa Internacional Marítima, que presta serviços de operação na travessia, para que ela garanta o pleno funcionamento do serviço nos próximos dias, incluindo o feriado de Nossa Senhora Aparecida.



Últimas Notícias