Escola de Ilhabela promove II Mini Fórum de Educação Ambiental



Postado em: 04/10/2018


A Escola Municipal "Prof. Dr. Paulo Renato Costa Souza", localizada na Estrada do Camarão, região do Alto da Barra Velha, em Ilhabela, realiza nesta sexta-feira (5/10) o seu II Mini Fórum de Educação Ambiental. A extensa programação de atividades começa às 8h e é aberta à comunidade. 

A unidade espera construir com a educação ambiental, práticas educativas e de avaliação para que estas sejam capazes de dar conta dos dilemas que a sociedade costuma enfrentar no dia a dia ao manter a vida no planeta, propondo com os alunos e com a comunidade do entorno, ações sociais solidárias, competentes e autônomas, capazes de ressignificar o ambiente educativo, tornando as interações mais felizes e plenas de ética ambiental. “A educação ambiental é inserida nas escolas do município com diversos projetos como a “Horta Educativa”, desenvolvida em parceria com o Fundo Social; o “Resíduo Zero nas Escolas - composteiras”, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Obras, Planejamento Urbano e Habitação e o Morada na Floresta. Também contamos com a coleta de óleo de cozinha usado, coleta de pilhas e uma série de outras ações que visam despertar a consciência ambiental em nossas crianças e na população ilhéu como um todo”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

“A localização da E.M. Paulo Renato é rodeada pela mata, nascentes e cachoeiras que nem sempre recebem a devida atenção dos moradores. A direção da escola, com professores, alunos e todos os funcionários, está desenvolvendo ações que integram toda a região, um aprendizado constante e que faz parte da rotina da unidade”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes. O tema do evento este ano é Raiz e (S)eixos: Cidade Educadora!. “Cada ação realizada pertence a um diferente eixo que dispara projetos por toda a escola. “O ciclo do ano passado iniciou os projetos Camarão passarinhando, Camarão rio acima, Camarão vai à praia, Camarão semeando e Camarão urubuzando. Cada um deles proporciona um aprendizado diferente em relação ao nosso meio ambiente, acompanhado de muitas descobertas, debates e diversas atividades que envolvem toda a equipe escolar”, salientou o diretor da unidade, Rodrigo Darlen Firmino.

O Mini Fórum de Educação Ambiental apresenta os resultados parciais do processo desenvolvido ao longo do ano escolar. Além de promover encontros com temas que façam todos os participantes (estudantes, professores, pais, coordenadores, funcionários e parceiros), a refletirem sobre quais são os desafios para o próximo ciclo temático em Educação Ambiental. Cada ciclo tem duração de um ano, ou seja, até o próximo Mini Fórum.

Todo o processo do evento é executado por grupos de responsabilidade. “Cada um  executa e acompanha todas as tarefas até a sua finalização. Temos o pessoal que procura e fecha parcerias, o que cria conteúdo para rede social, vídeos, textos, fotos e edição. Houve também, um concurso cultural que definiu o logo do fórum”, destacou Firmino.

Programação

Dia 5 (Sexta-feira)

8h – Abertura

9h – Oficinas simultâneas

Oficina de papel reciclado, com Silvana Beraldo, Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social

Oficina ComCertos – História de coisas, com “poetricista” (poeta+eletricista) Arildo Correia Lima

Oficina de sabão com Nadir (mãe de aluno)

Narradores, narrativas: Nossa Memória

Oficina de compostagem, com Tatiana Prestes B Araujo, Morada na Floresta

Oficina de mini terrários, com os alunos do 6ºB

Exposição de desenhos dos estudantes do PEII da Barra Velha

Roda de conversa sobre “Resíduos Sólidos”, com Esméria da Silva, Secretaria de Meio Ambiente

Feira de Trocas

Feirinha de produtores e produtos

Brechó livre do Instituto Tiê

Exposição Fotográfica: “Baleia à vista”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso

Roda de conversa “Encontro entre Culturas: natureza, observação e sustentabilidade”, com o professor Marcelo Paes de Barros e estudantes do Bonete

12h – almoço

13h – Leitura “Cartinha da Terra para as crianças”, como o aluno Pedro Ximenes

13h30 – Oficinas simultâneas

Oficina de papel reciclado com Silvana Beraldo, Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social

Exposição de desenhos dos estudantes do PEII da Barra Velha

Exposição Fotográfica: “Baleia à vista”, com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso

Horta suspensa, com os alunos dos 3º a nos (A, B, C e D)

16h – Encerramento



Últimas Notícias