Salão da Justiça Federal recebe exposição 'Da Pedra à Flor' em Caraguá



Postado em: 02/10/2018


O salão da Justiça Federal abriu na útlima segunda-feira (1/10) a exposição 'Da Pedra à Flor', do artista Mikio Matuki, mais conhecido como Miguel Japonês. A mostra gratuita ficará em exibição até o dia 31 e pode ser visitada das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Utilizando como obra prima o semicristal lapidado, seu Miguel Japonês expõe 10 quadros, de tamanhos variados, de seu acervo pessoal. Todos os seus trabalhos remetem a paisagens naturais com flores, peixes e mar. Ele transforma a pedra, encontrada em rios e mata, em cascalho, pó e em lascas. Tudo feito por ele leva a matéria-prima, acrescida de tinta para dar pigmento e mais vida a seu trabalho.

Para seu Miguel era ruim encontrar essas pedras tão bonitas 'jogadas' na natureza e foi então que ele decidiu 'dar vida para esse material'. Ao todo, são mais de 200 quadros de todos os tamanhos na oficina do artista, que trabalha com sua arte há cerca de 10 anos. Seu Miguel é marceneiro aposentado e contou que mesmo com a falta de algumas falanges dos dedos, perdidas em seu antigo ofício, não vê dificuldade para dar vida a suas obras de arte.

Com delicadeza e amor, a pedra bruta, com cerca de 5kg, ganha leveza e delicadeza, assumindo as mais diversas formas nas mãos pacientes do artista.  Aos 83 anos, Miguel Japonês já havia conseguido exibir uma pequena tela há alguns anos no Banco do Brasil de Caraguá, mas agora, enfim, vê com alegria um sonho antigo ser realizado, expor seus trabalhos e compartilhar seu hobby, sua dedicação pela arte com público.

Serviço

Exposição "Da Pedra à Flor"

Período:  1º até 31 de outubro de 2018

Horário:  segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Entrada: Gratuita

Local: São Benedito, 39, Centro (Justiça Federal)



Últimas Notícias