Baía dos Castelhanos ganha "Centro de Recepção ao Turista"



Postado em: 01/10/2018


O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, entregou durante o fim de semana o Centro de Recepção ao Turista “Mané Felipe”, na Praia dos Castelhanos, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e que tem como principal acesso a estrada que corta o Parque Estadual. Ele anunciou ainda a construção do Centro Caiçara da Baía de Castelhanos.

Na inauguração, Márcio Tenório assinou decreto nº 7140/2018 em que declara de utilidade pública um imóvel para a construção do Centro Caiçara, que terá escola, posto de saúde, quadra poliesportiva, centro comunitário entre outras melhorias. O projeto foi apresentado à população e autoridades municipais pela secretária de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, Léia Roefero, que explicou todo o conceito da iniciativa.

Antes da assinatura, o prefeito descerrou a placa inaugural do Centro de Recepção ao Turista “Mané Felipe”, planejado durante um ano junto às comunidades tradicionais do local que conta com estrutura completa de duchas, banheiros, loja de artesanatos, guarita (que abrigará monitores de turismo), e o estacionamento (com 124 vagas, sendo 65 para jeeps de passeio dos profissionais locais de turismo).

O estacionamento ficará aberto das 8h às 18h, mesmo horário de funcionamento do Parque Estadual de Ilhabela, permitindo, assim, que visitantes e turistas desfrutem de todos os atrativos da região durante a visita ao local, como a Cachoeira do Gato, o Mirante do Canto do Gato ou as trilhas para praias vizinhas. “Castelhanos é um case de turismo de base comunitária que estamos implantando na cidade. Além de mostrar toda a cultura da comunidade e fomentar toda parte de incentivo à mão de obra local, monitores de turismo, comercialização de artesanato, ainda proporcionamos mais segurança aos usuários com um local apropriado não só na parte do estacionamento, propriamente dito, como também na questão de higiene e atendimento aos turistas que frequentarão esta praia, uma das mais belas do mundo”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

Sobre o centro de recepção, o prefeito lembrou que a benfeitoria oferece mais segurança à população e que a obra é mais um exemplo de compromisso cumprido com as comunidades tradicionais. “Com essa ótima estrutura, que valoriza a cultura caiçara e estimula a sustentabilidade, o Governo Estadual poderá oferecer mais segurança à população. Esse grande investimento é mais uma demonstração do compromisso que temos com as comunidades tradicionais”, afirmou Márcio Tenório, que após a solenidade visitou, com representantes da comunidade, o “Canto do Ribeirão”, onde fez a entrega de uma geladeira nova à Escola Municipal e observou reivindicações feitas pela população por meio de abaixo-assinado.

Além do prefeito e dos secretários Léia e Fazzini, participaram da cerimônia de entrega do Centro de Recepção ao Turista, os secretários municipais, Juliana Louro (Planejamento e Gestão Estratégica), Salete Magalhães (Meio Ambiente), Yeda Lopes (Educação), e Luiz Lobo (Administração). Os vereadores Nanci Zanato (presidente da Câmara), Luiz Paladino e Marquinhos Guti também participaram do evento, assim como a gestora do Parque Estadual, Bruna Gandufi



Últimas Notícias