Atividade multidisciplinar com alunos de Ilhabela muda visual de escola com grafite em muro



Postado em: 01/10/2018


Imaginação, cores e aprendizado por todos os lados. Esta foi a proposta dos estudantes e professores da E.M. Professora Dercy Andrade de Castro, do Portinho, que desenvolveram uma atividade multidisciplinar colorindo os muros da unidade. 

O projeto, desenvolvido pelas professoras Jéssica Sato e Luana Pereira, buscou estimular à convivência escolar em grupo e em sociedade. “Colorir o muro da escola é um projeto que vai além da simples decoração externa de um prédio; mais que alegrar a escola e fazer com que os alunos sintam-se parte da sua construção”, explicou Jéssica.

A atividade iniciou com a proposta de um concurso de desenhos para escolher o tema que nortearia a criação do grafite no muro. Em seguida, várias atividades foram desenvolvidas, como o percurso para a construção do muro, discussão sobre a importância da metáfora na arte, caminhadas para avistar os pássaros da região da escola, desenhos de observação dos pássaros vistos e criação das frases para intitular o muro.

O desenho mais votado pelos alunos falava sobre a diversidade e o respeito às diferenças.  "Transformamos um muro branco da escola em obra de arte autoral, aproximando as crianças das artes visuais e incentivando a discussão de temas imprescindíveis à formação deles”, finalizou a professora.

O projeto foi finalizado com uma oficina de grafite com Bárbara Savannah e Eme, artistas paraenses do Sairá Studio, e Bóris Pereira, pintando, em conjunto com os alunos, o resultado dos estudos na parede da escola.



Últimas Notícias