Funcionários de creches e escolas recebem certificado de curso de primeiros socorros



Postado em: 25/09/2018


Funcionários de creches e escolas de Ilhabela receberam, no último fim de semana, os certificados do curso “Suporte Básico da Vida – Primeiros Socorros”. A entrega foi realizada na quadra do PEII Barra Velha.

O curso foi viabilizado em uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde e ministrado por agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ilhabela. “É um marco no serviço do Samu e muito gratificante essa parceria. Trabalhamos com vidas. Não basta ter equipamentos de ponta e hospital, o primeiro contato é o que faz toda a diferença. Se bem executado, diminui as chances de sequelas e outros agravamentos”, disse o enfermeiro Carlos Eduardo Pestana, coordenador do Samu no arquipélago. Ele ainda falou sobre o andamento de um novo projeto, voltado às crianças, denominado “Samu na Escola”.

Os primeiros socorros são a atenção imediata a uma pessoa cujo estado físico põe em perigo a sua vida e tem, por objetivo, manter suas funções vitais e evitar o agravamento das lesões até se obter a assistência necessária. São princípios fundamentais da prestação de primeiros socorros: salvar vidas; evitar lesões adicionais e obter ajuda médica qualificada. “Diversas situações, às vezes, fogem ao nosso controle, por isso atendendo ao nosso PPA, a Lei Municipal Lucas Begalli Zamora e à solicitação de nossos colaboradores, ofertamos a capacitação, que realmente é muito importante para os cuidados diários de nossas crianças”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes. “Entre os itens que compõe o nosso Plano de Governo, está a qualificação dos servidores que são a extensão do nosso trabalho. Os cursos são sempre para melhorar a eficiência de todos, atendendo melhor aqueles que nos procuram e precisam de nosso auxílio”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O curso foi elogiado por todos os envolvidos e houve relatos de situações reais, nas quais a equipe escolar precisou usar as técnicas que aprenderam. “Gostaria de agradecer a oportunidade dessa formação. Além de ter sido de qualidade, fez toda a diferença. A escola é viva, ela pulsa e essa semana tivemos um incidente, em que, mesmo uns usando a razão e outros a emoção, conseguimos fazer passo a passo todos os procedimentos necessários até a chegada do Samu”, disse a diretora da E.M. Professora Iracema França Lopes Correa, Marie Zeitler Desmonts da Silva.

A auxiliar de primeira infância, Arlete Ferreira de Almeida, da E.M. Doutor Salvador Arena, também relatou sua satisfação. “O curso foi de grande importância e fará diferença na nossa vida e no nosso trabalho. Agora vamos conseguir agir de maneira adequada, com prática e técnica e salvar vidas”.

Estiveram presentes à certificação, o prefeito Márcio Tenório; as secretárias, Yeda Lopes (Educação), Juliana Louro; o vereador e vice-presidente da Câmara de Ilhabela, Anísio de Oliveira; diretores e coordenadores pedagógicos e escolar; professores, auxiliares de primeira infância, monitores e funcionários do projeto Viva Vida.



Últimas Notícias