Instituto de Neuropsicoeducação lança aplicativo que ajuda no estímulo cognitivo na primeira infância



Postado em: 21/09/2018


O Instituto de Neuropsicoeducação “Corujinha Inteligente”, com sede em São Sebastião, lançou esta semana um aplicativo que ajuda no estímulo cognitivo já na primeira infância. Com atividades a serem desenvolvidas pelos próprios pais com as crianças de 0 a 3 anos, o método ainda permite um acompanhamento baseado em protocolo internacional.

São apenas 10 minutos por dia, três vezes por semana, e estes estímulos podem trazer resultados para a vida inteira. O Radar Litoral entrevistou a diretora do Instituto de Neuropsicoeducação, a neuropsicóloga e neuropsicopedagoga Sônia Ribeiro Gonçalves. “Nós somos muito frágeis e dependentes ao nascer, e atravessaremos uma longa infância, porque o nosso tempo precisará de muito mais tempo para se desenvolver. Da percepção sensorial do mundo, da formação de memórias sobre cada informação importante, até a explosão cognitiva, passarão vários anos que caracterizam o que chamamos de primeira infância. A plasticidade deste cérebro será extraordinária nesses primeiros anos de vida e decisiva para a arquitetura cerebral humana”, salienta Sônia.

Ele explica que o cérebro infantil tem uma quantidade excessiva de sinapses e isso continua até a adolescência, por isso, a importância de ter um olhar atento desta primeira etapa de desenvolvimento. Por meio de um processo chamado “sinaptogênese”, o número de sinapses entre os neurônios se multiplica, chegando a 700 novas conexões por segundo, em algumas regiões cerebrais, no segundo ano de vida. “Estímulos na medida certa e fortes vínculos afetivos são extremamente importantes para que as conexões dos neurônios aconteçam e se fortaleçam, favorecendo áreas como da linguagem, do controle de comportamento, das emoções, do processo de aprendizagem, entre outras”.

O aplicativo

O aplicativo é gratuito e já está disponível na Play Store. Em breve também estará disponível no sistema Apple. Ao baixar, o internauta já terá as principais informações. Para receber as atividades semanais a serem desenvolvidas com as crianças entre 0 e 3 anos, basta aderir ao clube de assinatura por R$ 12/mês. Além de receber as atividades, ao fim de cada mês é enviado o protocolo internacional de avaliação. O assinante ainda têm acesso a informações complementares em uma página restrita no Facebook.

Corujinha Inteligente

O Instituto Corujinha Inteligente está localizado na Rua Sebastião Silvestre Neves, 124, no Centro de São Sebastião e oferece atividades voltadas a questões como dificuldades de aprendizagem, discalculia (cálculos), disgrafia (escrita), disortografia (dificuldade em interpretação de textos), estimulação de múltiplas inteligências, reabilitação cognitiva, neurobiofeedback (controle de ansiedade e depressão),  avaliação neuropsicológica (crianças, adultos e idosos), neuropsicologia e neurosicopedagogia. O telefone é o (12) 3892-1248 ou whats 98209-0174.



Últimas Notícias