Ilhabela recebe educadoras de Ubatuba e apresenta projetos na área da educação infantil



Postado em: 20/09/2018


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, recebeu nesta semana uma visitada de educadoras da área de educação infantil de Ubatuba. Segundo a prefeitura, o motivo da visita é o interesse das educadoras nas boas práticas da educação infantil executadas pelas escolas de Ilhabela. “Estamos realizando algumas ações que tem dado muito certo, e tem dado visibilidade regional ao nosso trabalho”, declarou a secretária de Educação de Ilhabela, Yeda Lopes.

As visitantes foram recebidas pela secretária e em seguida começaram a visitar algumas unidades, como a E.M. Terezinha de Jesus Ferreira, na Barra Velha; E.M. Carolina de Moraes, na Vila; E.M. Benedita Salinas, na Barra Velha; e E.M. Ana Márcia, no Itaquanduba. “Nossas cidades são muito parecidas, temos as mesmas demandas como falta de pessoas com formações, espaços pequenos, a dificuldade em trazer as famílias para as escolas”, explicou Luciana Gouveia Gaspar, chefe do departamento de educação infantil de Ubatuba.

O grupo já esteve no arquipélago em outras ocasiões, como no Encontro Regional de Educação no mês de julho. “Começamos a nos interessar pelos projetos da ilha nos encontros do Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância e isso nos aproximou. Estamos em busca da troca de conhecimentos e experiências para montar o nosso currículo, com metas reais que possam ser alcançadas”, disse Luciana.

Entre as práticas mais apreciadas estão as formações para os auxiliares de primeira infância e a capacitação de música nas escolas de educação infantil, que é ministrada pelo professor Max Douglas Vieira. “O objetivo da capacitação musical é fazer com que os educadores vivenciem, sintam e se apropriem dessas ferramentas valiosas no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Ouvir música, aprender uma canção e brincar de roda são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de proporcionar a vivência de elementos dessa linguagem”, explicou a professora e diretora pedagógica no ensino infantil de Ilhabela, Maria Terezinha Dias Souza.

A diretora destaca ainda, as importantes formações destinadas aos auxiliares de primeira infância. “Temos hoje na rede 232 auxiliares, que passam o dia todo com as crianças, eles precisam estar preparados e qualificados para brincar, desenvolver atividades para entreter as crianças, quando não há a presença do professor em sala de aula. Além disso, precisam estar atentos com a segurança, higiene e saúde das crianças”, finalizou. As supervisoras de Ubatuba, Débora Nardi, Ileana Solera e Eliana de Paula Bastita, também participaram da integração, juntamente com a coordenadora de Ilhabela, Elaine Gubany.



Últimas Notícias