Luís Gava/PMC

Com média de 190 atendimentos/mês, região norte de Caraguá recebe Base do Samu



Postado em: 19/09/2018


Em 2018, a região norte de Caraguatatuba já registrou 1.382 atendimentos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com uma média de 190 ocorrências por mês. Nesta quarta-feira (19/9), a prefeitura inaugurou uma base descentralizada ao lado da UBS do Massaguaçu.

O prefeito Aguilar Junior, acompanhado do secretário de Saúde, Amauri Toledo, entregou ainda a nova ambulância de Suporte Básico que ficará à disposição da unidade. Com a construção, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, tem como objetivo ampliar as possibilidades de socorro às emergências na zona norte.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da coordenadora regional do Samu Litoral Norte, Mara Abreu, secretários, v ereadores e servidores públicos. Na ocasião, o coordenador do Samu em Caraguá, Arthur Aranha, presenteou o prefeito com uma camiseta e boné.  “Agradeço o empenho de toda equipe, pois, de fato, o que resume a trajetória de vocês são as palavras: desafio e vocação. Trabalhar no Samu exige estas duas qualidades. Sabemos que são desafiados 24h por dia e que, sem vocação, não seriam capazes de cumprir tão árdua missão. Agradeço pelo empenho de cada um de vocês”, destacou o prefeito Aguilar Junior. “Sou muito grato por termos um prefeito humanizado, que, com esta inauguração, gera conforto e qualidade de vida aos funcionários do Samu que ficarão nesta nova base. Muito obrigada e pode ter certeza que, em consequência disso, o munícipe será ainda melhor atendido”, ressaltou o secretário Amauri Toledo.

A nova base do Samu da Região Norte está localizada na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, e servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil. A Secretaria de Saúde informa que o investimento total da obra gira em torno de R$ 220 mil. O local tem dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiros privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.

Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada, que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu. A nova ambulância de Suporte Básico será disponibilizada para casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas. O veículo possui equipamentos de vias aéreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação, por meio de orientação de médico regulador 24 horas.



Últimas Notícias